Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Aprosoja quer dobrar número de adesões ao Soja Plus nos próximos três anos

Publicado

en

Programa de gestão e melhoria contínua foi criado em 2011 e é um case de sucesso para a agricultura

Programa Soja Plus foca em melhorias contínuas nas fazendas de Mato Grosso nas áreas social, ambiental e trabalhista (Foto: Lucas Ninno/Ascom Aprosoja )
A meta é ousada, porém viável. Durante seus três anos de gestão, a atual diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) pretende dobrar o número de fazendas mato-grossenses inseridas no Soja Plus.

Criado pela Aprosoja em 2011, o programa de melhoria contínua tem entre suas metas preparar os agricultores participantes para atenderem as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental. Hoje, são 1.300 produtores rurais inseridos no Soja Plus, que representam 950 propriedades e 1,7 milhão de hectares. A adesão é gratuita.

“Nosso objetivo é chegar em 2020 com 1.900 propriedades rurais no programa. Para isso, temos reforçado nosso trabalho em campo, com nossos supervisores de projetos, e também realizado os cursos necessários para que os produtores possam aderir ao programa. Sabemos que hoje o Soja Plus tem seu reconhecimento não apenas no Brasil, mas também fora”, afirma o presidente da associação, Antônio Galvan.

Atualmente, a Aprosoja conta com 13 supervisores de projetos, divididos em todas as regiões produtoras, que são responsáveis por visitarem as fazendas e avaliarem as necessidades de adequação de cada uma delas. Além disso, até hoje a associação realizou pouco mais de 160 cursos voltados para o programa.

Fora do país, o Soja Plus, de fato, já tem o “passaporte carimbado”. Em abril de 2016, a Aprosoja assinou um Memorando de Entendimento do programa com a China Soybean Industry Association (CSIA), órgão ligado ao Ministério da Agricultura chinês e que conta com 700 associados, entre produtores rurais, processadores e traders.

Em janeiro de 2017, foi a vez da União Europeia reconhecer o programa. Ao lado da Associação Brasileira de Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), da Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac), da Federação Europeia de Óleo Vegetal e Proteínas (Fediol) e da Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH), um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) reconheceu o programa como o caminho mais adequado para se estabelecer e, futuramente, reconhecer que a soja mato-grossense é sustentável, segundo diretrizes da própria Fefac.

“Os memorandos foram momentos históricos para a Aprosoja e também foram confirmações de que os trabalhos que executamos cotidianamente em campo têm resultado. Exatamente por sua grandiosidade e importância, queremos que as adesões cresçam cada ano mais”, completa o coordenador da Comissão de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Aprosoja, Gilberto Eberhardt.
G-1

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias