Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Campeão de produtividade no RS tem como meta atingir média de 100 sacas de soja por hectare

Publicado

en

O produtor Vanderlei Neu, do município de Quinze de Novembro/RS, foi campeão de produtividade em um concurso promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), após obter uma produtividade de 102,7 sacas por hectare – mais de 6000kg/ha – em um talhão da sua lavoura que foi inscrito no concurso.

Na média total da sua propriedade, o produtor alcançou uma produtividade de 77,6 sacas por hectare e, nesta safra, possui o objetivo de chegar a uma média de 90 sacas por hectare. Neu atribui o sucesso da sua lavoura a «muito estudo, história e dedicação», sobretudo a um trabalho de 23 anos em cima do sistema produtivo direto na palha, criando um sistema radicular fundamental para estruturar o solo.

Em pouco tempo, Neu também quer que 6000kg/ha seja a média total da sua lavoura, para a qual ele atribui de 70% a 80% do sucesso no solo. «A ‘boca’ da planta está dentro do solo e nós temos que dar condições para ela absorver mais nutrientes», diz.
====================
EXPO CANINDEYU
PUBLICIDADE:

==========================

Depois de ganhar o troféu de produtividade, ele também realizou uma análise química da área para ver o que a deixava com um maior potencial produtivo. Foi possível constatar que a distribuição de fertilidade estava bastante equilibrada, o que mostrou também o sucesso do trabalho.

Para o futuro, Neu pretende continuar produzindo palha e observando as respostas do solo em relação a ela. Para os outros produtores, ele aconselha maior cuidado com o solo, observando problemas danosos como erosão e compactação. «Tem que mudar algumas coisas. Do jeito que está, não pode ficar», conclui.

PUBLICIDADE

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias