Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Economista do USDA aponta que agronegócio do Brasil crescerá mais que dos EUA

Publicado

en

O Brasil deverá ser responsável por suprir de 30 a 40% do aumento da demanda mundial por alimentos, assumindo papel de destaque como fornecedor de grãos, sobretudo a soja, segundo o economista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) Warren Preston.
silo-denken
Na avaliação dele, o agronegócio brasileiro crescerá mais que o norte-americano. Isso porque, diferentemente dos Estados Unidos, que não tem grande potencial para aumentar sua produção, o Brasil ainda possui áreas para serem transformadas em lavoura – como pastagens degradadas – e tem capacidade de aumentar sua produtividade.

Entretanto, segundo Preston, será necessário maior investimento em logística para o escoamento da produção. «Mesmo com o alto custo de transporte, a soja brasileira ainda tem uma vantagem competitiva. Mas é preciso investir em logística», alertou, durante palestra nesta terça-feira (23), no 7º Congresso Brasileiro de Soja, realizado em Florianópolis.

Para o consultor em logística da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, a falta de infraestrutura de transporte pode não só comprometer a exportação, como já tem reprimido a produção de grãos em algumas regiões brasileiras.

«Fizemos um levantamento que mostrou que no ano passado nós deixamos de produzir quatro milhões de toneladas de soja e milho por serem locais onde não compensava produzir, porque o custo para tirar não deixaria margem de lucro para o produtor. Qualquer variação no preço do grão ou piora nos preços logísticos, acaba inviabilizando a produção», afirmou.

De acordo com Fayet, com os investimentos atuais, a projeção é que somente em 2025 o Brasil tenha uma estrutura portuária com capacidade de atender à demanda de exportação atual do setor. Considerando a projeção de aumento da produção e o ritmo de melhoria da infraestrutura, seriam necessários de 18 a 20 anos para haver um equilíbrio entre a oferta e demanda.

«Nós precisamos de liberdade para o setor privado investir no setor portuário. Se tiver liberdade de fato, conforme quer a presidente Dilma, nós resolveremos o problema de portos, que é o problema fundamental. Com maior ou menor dificuldade, nós vamos chegar aos portos», analisa Fayet.
FONTE: Olhar Direto
PUBLICIDADE
302357_115795115232385_2118594777_n

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias