Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Guaíra – Índios invadem fazenda na Vila Guarani

Publicado

en

Segundo as primeiras informações, vários índios invadiram ainda no domingo (17) a Fazenda São Paulo, de propriedade de Rosalino Weber, localizada na Vila Guarani – divisa entre Guaíra e Terra Roxa.

Um funcionário da fazenda ao avistar a presença dos indígenas, comunicou o proprietário.
foto-17-600x337
Guardas Municipais, BPFron e Policiais Militares de Guaíra e Terra Roxa estão na entrada da fazenda. Ainda não há informações sobre a FUNAI, mas uma equipe da Polícia Federal (PF) também chegou no local.

Vários produtores rurais da região estão próximos a fazenda e, outros, chegando a todo momento. Já passa de 300 pessoas.

Não se sabe ainda o que os índios querem, nem se estão armados. Mas, segundo as pessoas que estão no local, a fazenda é produtiva e não está abandonada.

No domingo, quando algumas famílias decidiram adentrar a fazenda, estavam homens, mulheres e crianças, em torno de 40 pessoas.

Produtor

Rosalino Weber é pioneiro na região oeste do Paraná onde chegou em 1956, aos 28 anos de idade.

Não é a primeira vez que a propriedade é invadida por índios.

Seu filho, Roberto Weber, diz que as terras invadidas pelos índios foram compradas há 35 anos.

“Meu pai comprou essas terras em 1979. Sempre trabalhamos com lavoura e no ano passado plantamos pastos para colocar gado e fazer rotação de cultura. Não deu tempo do gado entrar”, expõe ele, que cita que a família tem a Cadeia Dominal da área desde 1951, quando foi destacada legamente do patrimônio público.

Atualizado às 16h42
foto-45-600x336
Agentes da Polícia Federal de Guaíra chegaram na Fazenda São Paulo por volta das 13h. Segundo nossa equipe que continua acompanhando toda a movimentação, os Federais adentraram a fazenda e estão conversando com os indígenas.

Informação extra-oficial dão conta que os invasores possuem documentos paraguaios, descartando assim, a possibilidade de serem de Guaíra ou Terra Roxa. Mas nada foi confirmado pela PF que continua negociando com os indígenas.

Eles (índios) dizem que não vão sair da fazenda, podem até morrer lutando, mas não vão desocupar as terras.
foto-56-600x336
A Polícia Federal, através do Delegado Dr. Smith, segue em negociação, inclusive solicitou a ajuda dos agricultores para conseguir um ônibus que deverá levar os índios para outro local.

Os índios estão armados, com as caras pintadas e fazem suas danças no local invadido.

Um ônibus escolar foi providenciado para retirar os índios da Fazenda São Paulo, porém, eles se recusam a deixar o local.
INVASAO-DE-TERRAS-NA-VILA-GUARANI3-600x450
O Vice-Prefeito de Terra Roxa, Altair de Pádua, também está na fazenda. Ele, juntamente com o Dr. Marco Smith da PF tentam convencer os Índios que o melhor a fazer é deixarem as terras. Mas eles seguem irredutíveis, até o momento.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias