Agronegócio

Guia auxilia na identificação de fungos em sementes de soja

ublicação da Embrapa Soja é dirigida a técnicos que atuam nos laboratórios de análise de sanidade de sementes
MILHOO
A Embrapa Soja acaba de lançar a publicação Guia Prático para Identificação de Fungos mais Frequentes em Sementes de Soja. O livro apresenta uma das metodologias mais utilizadas na análise de sementes de soja, além de trazer imagens e desenhos das estruturas dos principais fungos que ocorrem em sementes de soja. O guia é dirigido aos técnicos que atuam nos laboratórios de análise de sanidade de sementes.

• Faça o download do livro

Os microorganismos foram classificados em três grupos: patógenos importantes; fungos de armazenamento e contaminantes. Dentro de um sistema de produção de sementes de soja, a adoção de um programa de controle de qualidade é essencial para assegurar a produção de sementes de alta qualidade.

– São imagens bastante ilustrativas, o que permite ao analista fazer a identificação dos patógenos com segurança – explica o pesquisador da Embrapa Soja Ademir Henning, autor da publicação.

• Saiba como escolher a cultivar de soja ideal

Para o pesquisador, a qualidade da semente está relacionada a quatro componentes: qualidade fisiológica (sementes com altos vigor e germinação); qualidade sanitária (sementes livres de patógenos que poderão ser a fonte de doenças); qualidade genética (sementes livres de misturas com sementes de outras cultivares) e qualidade física (livre de contaminantes).

Henning diz que a análise sanitária da semente de soja, associada ao teste de tetrazólio (Diagnóstico Completo da Qualidade da Semente – DIACOM), apresenta subsídios para indicar o melhor tratamento da semente com fungicidas e pode ainda fornecer informações importantes sobre os problemas de baixa qualidade da semente.

• Embrapa lança alternativa para o controle de invasoras resistentes ao glifosato

– A identificação dos fungos, portanto, é importante para auxiliar na tomada de decisão que irá corrigir, de forma mais eficaz, as causas do problema – orienta Henning.

Para mais informações, entrar em contato diretamente com a Embrapa Soja: [email protected] / (43) 3371-6119

Com informações da Embrapa Soja.

Comentarios

Más popular

Arriba