Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Personagem Soja Brasil: Ake Bernhard Van Der Vinne

Publicado

en

Holandês e produtor em Maracaju (MS), foi um dos pioneiros na prática da integração lavoura-pecuária
ASSET-51777Personagem-Soja-Brasil-Ake-Van-Der-Vinne_thumbnail
O holandês Ake Van Der Vinne é holandês de nascimento, mas foi no Brasil que construiu sua vida e a agricultura foi o caminho trilhado. Ainda jovem, a família de Ake saiu do país europeu em 1952, se estabelecendo em Castro (PR), na comunidade chamada Castrolanda.

– Era um período muito difícil na Holanda, pós-guerra. Também é um país menor, tem menos terra. Viemos com a promessa de ter mais terra para trabalhar aqui – relembra Vinne.

Começou a trabalhar na propriedade do pai, mas foi em Maracaju (MS) onde construiu sua história. Começou produzindo soja, mas viu potencial na criação de gado. Na época, não era uma prática comum integrar lavoura e pecuária.

– Eu comecei com lavoura porque quem me ajudou no começo trabalhava com lavoura. Mas naquele tempo eu já sabia que poderia ter pecuária ao lado. Em 1976, comecei a confinar boi na entressafra, já em 1989 fizemos a rotação de lavoura e pastagem. Hoje eu reformo minha pastagem com a soja – explica.

Ake Van Der Vinne foi um dos pioneiros na integração lavoura-pecuária e além de produzir em 900 hectares de Maracaju, também possui mais 1700 no Amapá. Sua média de produção é alta, quase 67 sacas por hectare, mas alguns talhões apresentam até 80 sacas.

Produtor holandês foi pioneiro na integração lavoura-pecuária (Reprodução/Canal Rural)
Produtor holandês foi pioneiro na integração lavoura-pecuária (Reprodução/Canal Rural)

– Ele começou com pouca infraestrutura na região. Foi uma dificuldade muito grande para quem começou a agricultura nessa região. O Ake é uma pessoa de muita coragem, um empreendedor – elogia o empresário Dirceu Luiz Broch.

– Eu brinco que eu sou mais brasileiro que muitos que nasceram aqui, porque eu quis viver aqui – brinca Ake Van Der Vinne.

canal rural

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias