Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Paraíso dos brasileiros se estende por 49 municípios de Santa Catarina

Publicado

en

Vale Europeu é a região do Brasil campeã em qualidade de vida
Paraíso dos brasileiros se estende por 49 municípios de Santa Catarina,
onde os salários são melhores e sobram empregos.
abre_vale
Imagine um lugar onde a distância entre pobres e ricos seja realmente muito pequena, um lugar onde as portas se abrem para quem quer trabalhar e onde existe saúde, segurança e educação de qualidade. Seria bom viver num lugar assim, não?
PUBLICIDADE:
outdoor-strida 3

Pois esta terra existe e fica num pedacinho da Região Sul do Brasil: é o Vale Europeu, uma região que se estende por 49 municípios de Santa Catarina. A viagem da equipe do Globo Repórter começa por Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil e também a mais igualitária.
Dona Hanna, uma simpática cozinheira, enfrenta uma maratona. O desafio? Fazer quase mil cucas em apenas três dias para uma festa da comunidade.
Aliás, você conhece esta delícia da culinária alemã? É uma espécie de massa de pão com cobertura de bolo. Cuca é cardápio tradicional de qualquer festa em Pomerode, seja casamento, aniversário. Se tem festa, tem cuca e se tem cuca tem a dona Hanna comandando a cozinha. Ela é famosa na região.
Veja como fazer a cuca de farofa
Vale Europeu tem estradas cobertas de verde e paisagens deslumbrantes (Foto: Reprodução Globo Repórter)

Pomerode, uma terra de oportunidades
PUBLICIDADE:
agua glucha

Leandro descobriu esta terra de oportunidades há quase três anos. Ele morava no interior de São Paulo, mas a vida não andava fácil por lá.
Primeiro o paulista se encantou com Pomerode. Não demorou muito, ele encontrou também o amor da vida dele. E para melhorar esta história: “Eu cheguei aqui num dia e no outro dia eu já estava trabalhando”, conta.
Confeitaria à tarde, pizzaria à noite, ele trabalha bastante. Ao lado da mulher, está conseguindo construir a vida que sempre quis. Em pouco tempo, menos de três anos, ele conseguiu comprar uma moto, um carro e realizou o maior sonho da vida dele: comprou uma casa.

VIDEO AQUI.

Edição do dia 19/02/2016
19/02/2016 23h41 – Atualizado em 20/02/2016 00h57
Pomerode concentra o maior número de casas enxaimel fora da Alemanha
São casas montadas como um imenso quebra-cabeças. No reboco, apenas água, barro e fios de crina de cavalo para reforçar a massa.
PUBLICIDADE:
555
Entre tantos hábitos e costumes trazidos pelos imigrantes que colonizaram Santa Catarina, o capricho, a limpeza das ruas e o gosto pela organização transformam as cidades num lugar melhor para se viver.
Os jardins, regados com tanto carinho, realçam a beleza de um dos principais traços da colonização alemã no Vale Europeu: as construções enxaimel.
São casas montadas como um imenso quebra-cabeças. No reboco, apenas água, barro e fios de crina de cavalo para reforçar a massa.

32157_4046664657023_336054323_n

uma-das-atracoes-do-circuito-vale-europeu-e-a-famosa-cidade-de-pomerode-e-sua-arquitetura-tipica-1367442414307_615x300

pomerode45
Nem parece Brasil. Um pedacinho de Pomerode concentra o maior número de casas com arquitetura enxaimel fora da Alemanha. Um lugar congelado no tempo: a charmosa Rota Enxaimel.
Um lugar congelado no tempo: a charmosa Rota Enxaimel (Foto: Reprodução Globo Repórter)
enxaimel_vale
Acolhida na Colônia permite ao turista experimentar a vida no campo
Longe da cidade, nas terras mais férteis do Vale Europeu, a equipe do Globo Repórter encontrou dona Luzia. Produtores de orgânicos como ela e seu Luiz abrem as portas de casa para acolher quem chega. E é bom chegar com disposição. A proposta é arregaçar as mangas e experimentar a vida simples do campo.
E este tipo diferente de turismo ajuda a manter parte destes pequenos agricultores no campo. A ideia, importada da França, foi batizada de Acolhida na Colônia.
Não é pousada nem tem ritmo de hotel. Para quem vem de fora, é como passar alguns dias na casa de alguém da família. A proposta é compartilhar cada momento, e vai todo mundo para cozinha.

São receitas antigas, preparadas com muito carinho. Verdadeiras joias culinárias como o Kochkäse, que em alemão significa queijo cozido. Um queijo tão especial que deve virar patrimônio imaterial de Santa Catarina.
VIDEO AQUI.

PUBLICIDADE:
LAZER

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias