Economía

Paraguai terá maior indústria de etanol da América Latina

A Indústria Paraguaia de Álcool (Inpasa), com sede em Canindeyú, no Paraguai, se prepara para inaugurar uma nova planta na província de San Pedro, o que fará com que o país tenha a maior indústria de etanol da América Latina.

Rafael Ranzolin, gerente geral da planta, mencionou que a indústria crescerá com a nova infraestrutura que está sendo montada no departamento de San Pedro, para aumentar em 150% a produção que, até o momento, é obtida com a indústria de Canindeyú.

A estimativa é de que a planta de San Pedro produza 720.000 litros de etanol por dia. A etapa inicial será composta por etanol de milho da zona de San Pedro, beneficiando os produtores dos municípios próximos à indústria.

O milho constitui “uma das maiores fortalezas do país”. Apenas de consumo interno, 1.000.000 das 5.000.000 toneladas produzidas ao ano são demandadas, segundo a Associação Paraguaia de Produtores e Exportadores de Frango (APPEP).

Hoje, a Inpasa produz 14.000.000 litros de etanol ao mês. Com a unidade de San Pedro, a indústria irá saltar para 35.000.000 litros ao mês.

“O Paraguai vai ser a maior potência da América do Sul, não tenho dúvidas. Sustento isso porque aqui temos um bom clima, boas pessoas, um país acolhedor no qual podemos fazer investimentos sem risco com governantes e com a população também. Gostamos do desenvolvimento, então somos um país que tem um futuro brilhante pela frente”, apontou Ranzolín.

A planta de Canindeyú trabalha com milho e cana-de-açúcar, enquanto a planta nova deverá trabalhar, exclusivamente, com milho.

Segundo o Ministério de Indústria e Comércio (MIC) do país, em 2016 foram comercializados 2.572.106.383 litros de combustíveis, um aumento de 16% em relação ao ano de 2015 nos biocombustíveis e 12% na gasolina. De acordo com o jornal 5Días, o aumento é resultado da habilitação de mais estações de trabalho, do processo de formalização e do bom estado da economia.

Tradução: Izadora Pimenta direto do Notícias Agrícolas

Fonte: Diario 5días

Agropeguaria PANTANAL
PUBLICIDADE:

Comentarios

Más popular

Arriba