Conectate con nosotros
Disponible

Internacional

Entenda por que leite direto da vaca pode fazer mal à saúde

Publicado

en

Venda do produto cru é proibido desde 1969 no Brasil. Em caso de necessidade, aprenda a ferver do jeito certo.

É comum no campo e parece ser muito gostoso: beber o leite cru, do jeito que saiu da vaca. Mas isso não é o indicado por especialistas e pode fazer muito mal à saúde.

O leite de uma vaca doente pode gerar prisão de ventre, indigestão, refluxo e até te transmitir doenças crônicas, como tuberculose e brucelose. Por isso, vender leite cru é proibido no Brasil desde 1969.

No VÍDEO ACIMA, a série especial do g1 «De onde vem o que eu como» te explica por que o leite industrializado é mais recomendado e, quando for necessário, como ferver o leite cru para deixá-lo o mais seguro possível.

No entanto, ferver o leite cru elimina algumas propriedades nutricionais do alimento, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, órgão que, inclusive, posiciona-se «totalmente contrário» ao consumo desse leite.

Essa perda nutricional é minimizada quando o alimento é processado na indústria, por meio da esterilização e pasteurização (entenda abaixo a diferença entre cada processo).

Tipos de leite

Para produzir o episódio da série sobre o leite, a reportagem visitou uma fazenda e um laticínio nas cidades de São Carlos e Taubaté, ambas no interior do estado de São Paulo. Você pode conferir abaixo outro vídeo, que explica qual tipo de leite de vaca você bebe: A, A2 ou intermediário. Assista:

De onde vem o leite
Independentemente do tipo, regras rígidas do processamento valem para todos os leites — Foto: Luísa Rivas/Arte g1

Independentemente do tipo, regras rígidas do processamento valem para todos os leites — Foto: Luísa Rivas/Arte g1

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias