Conectate con nosotros
Disponible

Internacional

Nascimento raro de quadrigêmeos de vaca Gir impressiona; vídeo

Publicado

en

O parto gemelar já é algo difícil de ser registrado na pecuária, principalmente pela característica dos bovinos produzirem somente uma cria por vês. Entretanto a natureza é cheia de surpresas e sempre nos reserva gratas surpresas. Nesta segunda-feira (24) viralizou um vídeo de uma vaca, aparentemente, da raça Gir Leiteiro com quatro bezerros lindos e saudáveis. O vídeo do nascimento de quadrigêmeos foi enviado por Adailton José Ringer de Ubarana, interior de São Paulo.

O fato é raro, ainda mais pela quantidade de bezerras, há indícios de que a probabilidade de uma vaca ter quadrigêmeos é de uma em 11 milhões. O avanço da biotecnologia na inseminação artificial dos bovinos tem proporcionado uma maior quantidade de partos com gêmeos e até trigêmeos, mas quadrigêmeos é demais.

Confira o vídeo do momento logo após o parto, é possível ver que todos – aparentemente saudáveis – buscaram os peitos da mãe para mamar. A aptidão leiteira da raça Gir deverá facilitar o aleitamento dos quatro bezerros ao mesmo tempo, e fazê-los crescer fortes e com saúde.

Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) apontam que a produção de leite de uma vaca GIR pode alcançar a 3,233 mil quilos por lactação, ou seja, 12 quilos de leite ao dia. Outra vantagem importante é que o Gir Leiteiro está extremamente adaptado às nossas condições climáticas e de manejo. A raça também se destaca pela grande produção de sólidos no leite com valores médios de 4,2% de Gordura e 3,1% de proteína.

Na publicação é possível ver vários comentários, um deles disse – “Habilidade materna testada ao extremo” – outra comemorou – “Sensacional, além de ter quatro ela não rejeitou nenhum deles”. Outra falou sobre a experiência de ter nascido gêmeos em sua propriedade – “Em casa já nasceu gêmeos já achei bonito, imagine quadrigêmeos deve ser maravilhoso”.

Em 2020 nós registramos outro parto raro de quadrigêmeos. Todavia, neste caso somente três bezerros sobreviveram. O caso aconteceu na comunidade de Cabriúva, interior de Gentil, cidade 55 de 1.626 habitantes, segundo o IBGE, fica 55 quilômetros de Passo Fundo, no norte gaúcho.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias