Conectate con nosotros
Disponible

Internacional

Viagens longas são fatores de risco para quem tem trombose

Publicado

en

O longo trajeto merece atenção, principalmente para quem tem doenças vasculares. A preocupação com a trombose, por exemplo, uma doença vascular potencialmente grave, tem crescido. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a trombose afete cerca de 1 em cada 1.000 pessoas em todo o mundo.

Para entender como o longo período sentado durante essas viagens pode agravar os sintomas da trombose, a especialista em Cirurgia Vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Carol Mardegan, ressalta a importância da prevenção. “Buscar por acompanhamento médico é essencial, e depois do diagnóstico, é muito importante que o paciente continue o tratamento. A prevenção também é igualmente necessária, evitar o sobrepeso, consumo alto de álcool, tabagismo, e colesterol alto são formas de se prevenir”, destaca.

A especialista ainda explica que a trombose é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias, frequentemente identificada na região das pernas. “ O longo período sentado em viagens faz com que a circulação sanguínea fique mais lenta, aumentando o risco de formação desses coágulos. Os principais sintomas da trombose são dor e inchaço nas pernas, que podem evoluir para complicações mais graves, como a embolia pulmonar”, pontua.

Em viagens de carro: Como reduzir a incidência dos sintomas?

Para reduzir a incidência dos sintomas da trombose durante viagens de carro, a médica recomenda algumas medidas simples. «Faça paradas a cada duas horas para esticar as pernas e caminhar por alguns minutos. Movimente os pés e as pernas durante o trajeto e evite apertar as pernas ou cruzá-las durante muito tempo», indica Mardegan.

Em viagens aéreas: Como sentir menos dores?

Já em viagens aéreas, onde o tempo prolongado sentado é ainda maior, a especialista sugere algumas estratégias adicionais para aliviar os sintomas. «Além de movimentar as pernas regularmente durante o voo, é importante usar meias de compressão elástica, que ajudam a estimular o fluxo sanguíneo. Também é recomendado evitar o consumo excessivo de álcool e se manter hidratado», orienta a especialista.

A prevenção é fundamental para evitar complicações relacionadas à trombose. Portanto, se você está planejando uma viagem longa, seja de carro ou avião e sofre com a trombose, tente ao máximo manter o acompanhamento médico antes das viagens. Cuide da sua saúde e desfrute de uma viagem segura e confortável.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias