Conectate con nosotros
Disponible

Nacional

Covid-19: Como evitar ser infectado ao dividir o carro com outras pessoas

Publicado

en

O estudo descobriu que a diferença na pressão do ar entre o interior e o exterior de um veículo em movimento cria uma corrente de ar capaz de ‘sugar’ o vírus

De acordo com os resultados do estudo, citados pela BBC, para conduzir a 50 quilômetros por hora, é necessário abrir apenas duas janelas do carro, de preferência na diagonal. Porém, uma velocidade menor exige abrir as quatro janelas.

“A baixas velocidades, a diferença de pressão é bem menor, então o ar dentro do carro é altamente turbulento. A isso acresce a natureza pára-arranca na cidade e as constantes mudanças de direção», explicou o líder do estudo, professor Chenfeng Li. «Nessas circunstâncias, precisa da máxima ventilação possível com todas as janelas disponíveis abertas».

«Descobrimos que o aumento da diferença na pressão do ar em altas velocidades significava que a abertura diagonal (por exemplo, uma janela frontal à direita e uma janela traseira à esquerda) criava um efeito de túnel muito forte, que era ainda mais eficiente na dispersão de partículas do que ter todas as quatro janelas abertas «, disse o prof Li. Segundo o mesmo, «o processo é tão eficaz que só é necessário executá-lo por 10 segundos de cada vez, a cada cinco a 10 minutos, ou sempre que alguém tosse ou espirra».

Dito isto, a melhor maneira de se manter seguro num veículo partilhado é usar uma máscara. As descobertas mostraram que o uso de uma cobertura facial reduziu a emissão do vírus em 90% e que a ingestão do vírus pelos passageiros foi reduzida em 70%.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias