Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Alerta Solar: mancha AR2158 explode, e uma intensa tempestade geomagnética atingirá Terra

Publicado

en

12/09/14 – Duas intensas explosões solares seguidas de Ejeções de Massa Coronal causarão uma forte tempestade geomagnética na Terra, nos dias 12 e 13 de setembro.
Atividade solar 2

A mancha solar AR2158 explodiu no último dia 10 de setembro às 17h46 UTC, produzindo uma explosão solar de classe X1.6. Um flash de radiação ultravioleta ionizou as camadas superiores da atmosfera da Terra, perturbando comunicações por rádio HF por mais de uma hora. E o mais importante é que essa explosão arremessou uma Ejeção de Massa Coronal (EMC) diretamente para o nosso planeta. O Observatório Solar e Heliosférico da NASA registrou essa intensa explosão solar.

Transmissões de rádio da onda de choque da EMC indicam que a nuvem atravessou a atmosfera do Sol a velocidades tão altas quanto 3.750 km /s. No momento em que deixou a atmosfera do Sol, no entanto, a nuvem tinha desacelerado para 1.400 km /s, o que torna essa EMC menos intensa do que sua velocidade inicial sugeria.

Mas mesmo com uma redução na velocidade, esta EMC tem o potencial de desencadear atividade geomagnética significativa quando atingir o campo magnético da Terra, o que deverá acontecer nas horas finais do dia 12 de setembro. Meteorologistas da NOAA estimam uma chance de quase 80% das tempestades geomagnéticas polares entre os dias 12 e 13 de setembro.

Os meteorologistas espaciais estão confiantes de que o campo magnético da Terra receberá um golpe duplo de duas EMC no dia 12 de setembro. As duas grandes explosões do dia 9 e 10 de setembro, que foram desencadeadas pela mancha AR2158 se chocarão intensamente com nosso campo magnético, e segundo os meteorologistas da NOAA, até mesmo os observadores de latitudes médias (áreas da Terra situadas entre os trópicos e as regiões polares) poderão avistar auroras no céu noturno.

Não pára por aí

As manchas solares AR2157 e AR2158 possuem campos magnéticos instáveis, com energia suficiente para liberar mais explosões solares intensas em nossa direção. Segundo meteorologistas da NOAA, as chances de explosões solares de classe X para os próximos dias é de 40%, e para explosões de classe M, as chances são de incríveis 85%.

Quais seriam os danos de uma tempestade solar extrema?

Ainda não se sabe ao certo qual será o impacto que essa tempestade solar irá causar. O que os especialistas solares mais temem é a repetição dos eventos extremos de enormes EMCs de 1921 e 1859, que se fossem repetidos nos dias atuais, poderiam destruir grande parte da rede elétrica mundial, além de vários outros danos à nossa tecnologia, o que exigiria mais de um ano de reparos.

O dia em que a Terra escapou de uma tempestade solar extrema: quais as chances de um apagão mundial no futuro?

Ou seja, o estudo e o acompanhamento da atividade solar não é um mero interesse acadêmico, mas sim, uma necessidade que se torna cada vez mais importante para a manutenção da nossa tecnologia e do nosso dia a dia.

Fiquem atentos para mais informações a qualquer momento.

Fonte: Spaceweather / NASA / NOAA

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias