Conectate con nosotros
Disponible

Notas

AVC: como identificar os sinais alarmantes de um derrame

Publicado

en

OAcidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte e a terceira de incapacidade no mundo. A informação é do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tom Vega foi encontrado sem vida em casa e a causa da sua morte, segundo a Época, foi ‘hemorragia intracraniana por rotura de aneurisma cerebral’. Ou seja, o icônico intérprete do Louro José, que tinha 47 anos, sofreu um AVC hemorrágico em 2020.

Outro famoso que também sofreu um derrame foi Arnaldo Jabor em dezembro de 2021. O cineasta e jornalista ficou um período internado, mas infelizmente veio a óbito em 15 de fevereiro de 2022, aos 81 anos.

Doença perigosa –

Em 2015, 6,2 milhões de pessoas morreram vítimas de um AVC, segundo a OMS. O derrame, que perde apenas para a doença cardíaca isquêmica, está em segundo lugar de levantamento da organização sobre as 10 principais causas de morte no mundo.

Mas você sabia que também existe a variação chamada AVC Isquêmico? Aliás, como identificar os sintomas desses dois tipos de derrame, que podem ser confundidos facilmente com outras condições?

Mas o que é o AVC? – De acordo com a OMS, o AVC é a morte súbita de algumas células cerebrais devido à falta de oxigênio quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é perdido por bloqueio ou ruptura de uma artéria no cérebro.

Rapidez – Quando se trata de detectar acidentes vasculares cerebrais e obter ajuda, quanto mais rápido, melhor. Isso ocorre porque o tratamento imediato pode fazer a diferença entre a vida e a morte – ou a diferença entre uma recuperação completa e uma deficiência a longo prazo.

Diagnóstico – Para identificar os sintomas de um AVC, a American Stroke Association (ASA) aconselha que seja feito o F.A.S.T., do inglês: face (rosto), arms (braços), speech (fala) e time (tempo). A maioria dos casos de AVC pode ser identificado apenas com esse teste.

Rosto – É a primeira etapa do F.A.S.T. Um lado do rosto está caído? Peça à pessoa para sorrir. O sorriso da pessoa está desigual, desarmonioso?

Tipos de AVC – Há duas variações do derrame: o AVC Isquêmico e o AVC hemorrágico.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias