Notas
Cade recomenda condenar 5 empresas por cartel internacional

Tecnologia da informação: condutas praticadas de 1988 a 2002 configuraram um cartel clássico, segundo o Cade
Da REUTERS
São Paulo – A Superintendência-Geral do Cade recomendou nesta segunda-feira a condenação de cinco empresas e duas pessoas por formação de cartel internacional, incluindo no Brasil, no mercado de memória temporária de computadores (Dram, na sigla em inglês).
PUBLICIDADE:
As empresas acusadas são Elpida Memory, Hitachi, Mitsubishi Electric, Nanya Technology e Toshiba Corporation.
Segundo a Superintendência, condutas praticadas de 1988 a 2002 configuraram um cartel clássico, causando prejuízos às empresas que compraram o produto e aos consumidores que usavam o produto na fabricação de computadores, impressoras, modems, celulares, roteadores, câmeras digitais, TVs, entre outros.
De acordo com o comunicado, durante o processo, a Infineon Technologies, a Samsung Eletronics, a Samsung Semiconductor, a Micron Technology, a Hynix Semiconductor e 14 pessoas físicas fizeram compromisso de cessação de prática com o Cade. Todos confirmaram o cartel mundial no mercado de memória Dram. Além de apresentarem um “Histórico da Conduta” explicando o funcionamento do conluio e seu envolvimento, os signatários ficaram obrigados a pagar 8,2 milhões de reais.
Ainda segundo o Cade, o cartel foi investigado em outros países e houve acordos com autoridades da concorrência da Comissão Europeia e Estados Unidos.
O processo no Brasil segue agora para o Tribunal do Cade. Caso sejam condenadas, as empresas devem pagar multa de até 20 por cento do faturamento no ano anterior ao de instauração do processo, no ramo de atividade afetado pelo cartel.
PUBLICIDADE:
Veni a conocer el mejor hotel de Salto del Guairá!!!
O haces tu reservas al 046243567
Te esperamos sobre Carlos A/ López c/ Pablo VI.
-
Nacional1 semana hace
SUPER PROMO NO SHOPPING CHINA EM SDG
-
Notas2 semanas hace
Más recursos para construir viviendas y ampliar servicios en hospitales a través de Taiwán
-
Notas2 semanas hace
Primera dama agradece apoyo de Qatar y anuncia compromiso de expandir cooperación educativa
-
Notas1 semana hace
Instan a respetar los derechos de las niñas, niños y adolescentes y ante un hecho de abuso denunciarlo