Conectate con nosotros
Disponible

Notas

China não dá sinais de que vai reduzir compra de soja

Publicado

en

China não dá sinais de que vai reduzir compra de soja
10649702_706426946100259_1893969651698047760_n
As operações de esmagamento de soja na China registraram perdas da ordem de US$ 4,3 bilhões nos primeiros nove meses do ano, segundo estimativas de importadores do país.

Apesar disso, o volume de soja comprada pelo gigante asiático cresceu e poderá alcançar o recorde de 74 milhões de toneladas no ano-safra 2014/15 (de outubro deste ano a setembro do próximo).

Segundo a consultoria AgResource, o crescimento das exportações mesmo em tempos de margens negativas no processamento pode ser explicado pela intervenção do governo.

«Sabemos que o governo chinês tem feito mudanças em sua política de fixação de preços nos últimos anos [costurada para sustentar os preços no mercado interno e proteger os agricultores chineses e a indústria local de soja como um todo], com novos padrões de pagamentos compensatórios cujos impactos são difíceis de prever», afirma, em nota, a consultoria.

A AgResource estima que a China terá reservas recordes de 14 milhões de toneladas de soja no fim deste ano-safra, mas mesmo assim não há sinais de que o país vai reduzir as compras.

«Embora estejamos vendo uma desaceleração no PIB chinês, a renda real per capita continua a subir e as taxas de urbanização também, o que provavelmente aumentará o consumo de produtos de origem animal no país».

Mas a consultoria realça que, enquanto evidências apontam para a continuidade de um ritmo forte de importações, perdura o temor sobre uma desaceleração da economia chinesa no longo prazo.

«É difícil fazer qualquer previsão diante de dados tão fechados da China».
FONTE: Futuros Agrícolas

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias