Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Colesterol alto? Os melhores cinco alimentos para comer no café da manhã

Publicado

en

Se procura reduzir os níveis de colesterol perigosamente elevado, fique a par dos alimentos que serão seus aliados. Um nutricionista ajuda a identificá-los.

Ocoração pode sorrir, porque temos boas notícias! A dieta é uma das melhores aliadas para manter os níveis de colesterol sob controle e prevenir problemas sérios de saúde, como um ataque cardíaco. Claro que não se deve abusar de bacon, salsichas e bolos cheios de açúcar, mas existem alguns alimentos que podem ser como um melhor amigo nessa batalha, logo no café da manhã.

O nutricionista Richard Allison lista alguns desses alimentos que ajudam a controlar o colesterol:

1- Flocos de aveia

«São ricos em fibra solúvel, o que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol», explicou Allison ao jornal Daily Express. Dá para acrescentar fruta fresca, frutos secos ou canela para dar mais sabor.

2- Ovos

Pode comer ovos sem medo. «Basta limitar a ingestão a um ou dois por dia e considerar usar claras em vez de ovos inteiros», recomenda o especialista.

3- Iogurte grego

«É rico em proteínas e tem um teor menor de gordura do que o iogurte normal.» Para adoçá-lo, acrescente frutas frescas e mel.

4- Pão integral

«Rico em fibra, ajuda a manter a saciedade», resume Allison. Adicione abacate, manteiga de amendoim ou queijo creme com baixo teor de gordura.

5- Batidos

Os smoothies são «uma ótima maneira de obter muitos nutrientes em uma só refeição», diz o nutricionista. «Use leite ou iogurte sem gordura e adicione frutas frescas ou congeladas, espinafre e sementes de chia para adicionar fibras e proteínas».

Lembre-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteína de baixa densidade). O HDL, conhecido como «bom colesterol», é responsável por remover o excesso de colesterol do sangue e das artérias, levando-o de volta ao fígado para ser eliminado.

Já o LDL, o «mau colesterol», transporta o colesterol do fígado para os tecidos, onde pode ser usado. Quando em excesso, é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados de colesterol no sangue são:

Colesterol total – inferior a 190 mg/dl;
Colesterol LDL – inferior a 115 mg/dl;
Colesterol HDL – acima de 40 mg/dl para homens e acima de 45 mg/dl para mulheres.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias