Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Colheita da safra 2014/2015 começa com recorde e problemas climáticos

Publicado

en

Solenidade em Alto Garças (MT) reuniu cadeia produtiva da soja para celebrar um ciclo com grandes desafios para os produtores rurais.
A colheita de soja está oficialmente aberta. Em solenidade nesta quinta, dia 29, em Alto Garças (MT), a cadeia produtiva deu o seu pontapé inicial para uma colheita que deve superar os 86 milhões de toneladas da safra 2013/2014.
1508604_743201829089437_2875684241652360040_n
Na fazenda Sementes Adriana, políticos, autoridades, produtores e representantes das categorias fizeram um evento que mobilizou mais de 700 pessoas para acompanhar a Abertura Oficial da Colheita de Soja. O presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, ressaltou que essa safra tem sido uma safra de desafios técnicos e políticos.

– O setor quer resultados, esta foi é uma safra de desafios para o produtor rural e estamos organizados. A união faz a força – afirma Tomczyk, que também lembrou que a Associação dos Produtores de Soja fará 10 anos em 2015.

O chefe-geral da Embrapa Agropastoril de Mato Grosso, João Flávio Veloso Silva, que representou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, destacou a parceria entre a empresa e o Canal Rural no Projeto Soja Brasil, destacando que esse contato direto com o produtor melhora a pesquisa cientifica.

– Essa parceria é muito importante, esse projeto permite à pesquisa se antecipar aos problemas – diz Silva.

O vice-governador de Mato Grosso e também sojicultor, Carlos Fávaro, saudou os produtores de soja e, após a colheita, afirmou que a nova gestão do Estado vai trabalhar muito para melhorar a infraestrutura estadual. Um plano emergencial será estudado para melhorar o escoamento desta safra.

A lavoura usada no evento, cultivada em 45 hectares com sementes Intacta e Inox, garantiu produtividade média de 63 sacas por hectare dos 36 hectares colhidos.

• Lideranças do agronegócio cautelosas com segundo governo Dilma

Safra recorde

Neste mês, a Conab, IBGE, USDA (Departamento de agricultura dos Estados Unidos) e consultorias projetaram uma safra superior aos 95 milhões de toneladas. Porém, a safra enfrentou duas fortes estiagens, uma no meio de outubro, o que atrasou o plantio em algumas regiões e outro veranico no começo do mês, que afetou o Centro-Oeste brasileiro. A tendência é que em fevereiro a produção seja reavaliada, chegando a 92 milhões de toneladas.

Com esses imprevistos, a safra tende a ser menor. A Aprosoja Brasil trabalha com número entre 90 milhões e 92 milhões. Caso esse número confirme, será recorde. A safra 2013/2014 colheu 86,12 mi toneladas.

Sem pragas e sem chuva

A cobertura do Projeto Soja Brasil, que já passou pela maior parte dos Estados produtores, uma situação se consolidou: nenhuma praga ou doença se destacou, o controle preventivo tem sido bom, mas a falta de chuvas foi o maior problema até agora.

Ouvimos produtores do sudeste de Mato Grosso, todos eles afirmaram que foi a melhor safra no controle de pragas, mas o clima não colaborou.

– Enfrentamos muita falta de água na região, também tivemos problemas com os defensivos utilizados na lavoura. Eu não sei qual será minha média com esses entraves, mas estou bem apreensiva – comenta a produtora de Itiquira (MT) Sueli Helena Zancaro.

O presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Ereno Giacomelli, já adianta que a produtividade que a produtividade do município será menor.

– Estamos otimistas, mas a produção vai ser menor, em virtude do veranico. Não tem por onde fazer, é muito cedo para dizer, mas vai dar quebra – lamenta.
CANAL RURAL

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias