Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Coronavírus: Itália deve prorrogar confinamento até dia 2 de maio, diz chefe da Defesa Civil

Publicado

en

O fim do confinamento estava previsto para o dia 13 de abril, mas o chefe da Defesa Civil, AngeloBorrelli, não acredita que a situação de emergência passará antes do começo de maio.

Por G1

O governo italiano deve prorrogar o período de confinamento pelo coronavírus no país até, pelo menos, 2 de maio. Nesta sexta-feira (3), o chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli, reiterou a necessidade de um isolamento rigoroso.

«Infelizmente não acredito que essa situação tenha passado até 1º de maio, precisamos ser extremamente rigorosos», disse Borrelli em entrevista à rádio pública RAI 1. Para ele, os italianos terão que ficar em casa «por muitas semanas» ainda.

A Itália vive, desde o dia 9 de março, um isolamento total que inclui a suspensão de aulas e de serviços não essenciais. Eventos foram cancelados, e até mesmo o transporte de mercadorias foi limitado. O fim do confinamento estava previsto para o dia 13 de abril.

A Itália resistiu a tomar medidas mais restritivas contra coronavírus
Prefeito de Milão se desculpa por campanha de não parar no início da pandemia
Medidas de confinamento
Imagem de um prédio em Roma, na Itália, em 13 de março de 2020 — Foto: Yara Nardi/ReutersImagem de um prédio em Roma, na Itália, em 13 de março de 2020 — Foto: Yara Nardi/Reuters
Imagem de um prédio em Roma, na Itália, em 13 de março de 2020 — Foto: Yara Nardi/Reuters

Há quase um mês, toda a Itália vive um regime bastante restrito de confinamento, para evitar a propagação do novo coronavírus no país, que até esta sexta-feira é o que mais registrou mortes por Covid-19 em todo o mundo.

Todo o comércio, exceto farmácias e mercados, deve ficar fechado
Entregas de refeições em domicílio estão mantidas
Serviço de transporte continua em funcionamento
Bancos, correios e seguradoras continuam abertos
Fábricas podem funcionar, desde que garantam condições de segurança
A Itália teve 13.915 mortes associadas ao coronavírus; destas, 760 foram nas últimas 24 horas. O número de infectados pelo vírus Sars-Cov-2 no país é de 115.242, segundo o Ministério da Saúde.

Mudanças sociais
Durante a entrevista, Borelli observou que «o coronavírus mudará a abordagem em relação aos contatos humanos e interpessoais”.

“Teremos que manter distância por algum tempo” – Angelo Borrelli, chefe da Defesa Civil italiana.
Em relação à «fase dois» anunciada pelo primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte, que consistirá na abertura gradual das atividades, Borrelli especificou que isso só poderá ocorrer a partir de 16 de maio.

«Devemos aplicar medidas firmes e cautelares, porque a possibilidade de retorno do vírus não está excluída, como demonstram as novas medidas na China», disse.

Praça da Catedral de Milão, vazia, é lavada por um funcionário, em 31 de março de 2020 — Foto: Flavio Lo Scalzo/ReutersPraça da Catedral de Milão, vazia, é lavada por um funcionário, em 31 de março de 2020 — Foto: Flavio Lo Scalzo/Reuters
Praça da Catedral de Milão, vazia, é lavada por um funcionário, em 31 de março de 2020 — Foto: Flavio Lo Scalzo/Reuters

Volta gradual

A Itália estuda um plano para sair do confinamento e retomar as atividades, após o anúncio do ministro da Saúde de prorrogação do isolamento devido à pandemia do novo coronavírus.

Autoridades italianas, entre elas o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, insistem em que o retorno do país a suas atividades tem que ser gradual.

O momento adequado par retomar as atividades poderia ser quando o número de novas infecções for zero, ou próximo de zero, em todo o território. Para especialistas, este momento poderia acontecer entre 5 e 16 de maio, segundo a região.

Brasileira que trabalha na Itália relata drama após milhares de mortes por coronavírus

CORONAVÍRUS

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias