Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Dez aplicativos móveis úteis para os produtores rurais

Publicado

en

O agricultor Waldelon Gomes precisa apenas de alguns toques na tela do celular para apresentar os 500 hectares dedicados a soja na fazenda localizada em Indiara (Goiás). Por meio de um aplicativo para smartphones, ele tem na palma da mão todos os mapas dos talhões. Assim como ele, milhares de produtores começam a usufruir das possibilidades oferecidas pelas tecnologias móveis.
Conheça uma série de aplicativos que facilitam a vida do produtor:
WGFJCHH1-665x407
Mapeamento de áreas
Fields Area Management (Gratuito, disponível para Android, em inglês) – O aplicativo permite fazer, com alguns toques na tela toda a medição do perímetro e o cálculo de áreas utilizando imagens de satélite. Basta localizar a propriedade por meio das coordenadas GPS e fazer a marcação dos pontos. Outra possibilidade é utilizar o modo rastreamento, assinalando as coordenadas em uma caminhada ou usando um veículo. A medição pode ser feita até mesmo em áreas de pivô, que são arredondadas. As marcações podem ser armazenadas para posterior conferência. O usuário também conta com recursos que facilitam o compartilhamento dos dados com outras pessoas.
Link para download: http://bitly.com/1OH8cO7
Exame por fotos
Adama Alvo (Gratuito, disponível para Android, em português) – Desenvolvido pela multinacional Adama, o aplicativo possui um banco de imagens que ajuda o produtor a identificar pragas e doenças nas culturas de soja, milho, trigo e algodão. É possível pesquisar na base de dados as doenças por nome e sintomas, além de informações como o ciclo de vida das pragas. O produtor também pode enviar fotos diretamente do campo para depois receber uma avaliação dos técnicos acerca da doença.
Links para download:
Android – http://bitly.com/1yy9KWQ
IOS – http://apple.co/1PSt2LQ
Meio Ambiente
Simulador para o Código Florestal (Gratuito, disponível para Android e IOS, em português) – Em meio ao prazo curto para adesão ao Cadastro Ambiental Rural (Car), esse aplicativo tenta facilitar o trabalho de regularização dos imóveis rurais. O usuário insere dados da propriedade (como localização, área de cultivo e área de reserva legal) e o sistema fornece um diagnóstico em relação a Lei do Novo Código Florestal. Em caso de passivo ambiental o programa também fornece dicas para fazer a regularização.
Links para download:
Android – http://bitly.com/1Ii6cYT
IOS – http://apple.co/1D7WjZd
Previsão Climática
INMET Tempo e Clima (Gratuito, disponível para Android e IOS, em português) – Utilizando dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), o aplicativo fornece dados como previsão do tempo para os próximos cinco dias, além de informações como precipitação, temperatura e umidade. Também é possível visualizar as imagens dos satélites meteorológicos, que são atualizadas a cada 15 minutos. Os alertas divulgados pela entidade também são replicados no aplicativo.
Links para download:
Android – http://bitly.com/1IODsdt
IOS – http://apple.co/1HbjIyK
Mistura de Tanques
Tankmix – (Gratuito, disponível para Android e IOS, em inglês) – Desenvolvido pela multinacional Yara, o aplicativo permite ao produtor simular misturas de produtos nos tanques de pulverização. As informações provêm de uma base de dados abastecida com o resultado de testes de laboratório. É possível definir quantidades de produtos, simulando combinações de herbicidas, fungicidas e demais químicos com a água.
Links para download:
Android – http://bitly.com/1EMqwCB
IOS – http://apple.co/1HbELRC
Agro Precisão
Agri Precision – (Gratuito, disponível para Android, em português): O aplicativo visa auxiliar o produtor a executar trabalhos de agricultura de precisão. Permite que o celular seja utilizado como um GPS de mão, identificando os pontos de coleta de amostras em campo, antes de execução das aplicações de insumos. Além disso o programa também auxilia no cálculo de áreas nos talhões das propriedades e permite a criação de grades amostrais. Os dados podem ser exportados para o computador ou também podem ser salvos para posterior conferência no próprio celular.
Link para download: http://bitly.com/1FYfhWr
Mapa e Controle da ferrugem
Consórcio Antiferrugem (Gratuito, disponível para IOS, em português) – Aplicativo apresenta dados do Consórcio Antiferrugem, iniciativa liderada pela Embrapa Soja e que mapeia a dispersão da doença pelo país. Com alguns toques na tela é possível localizar as ocorrências por ano safra, conferindo como é a dispersão da doença, bem como identificando a cidade onde houve o contágio. Também pode-se conferir os detalhes sobre cada caso registrado no sistema do Consórcio.
Link para download: http://apple.co/1PTER4A
Pulverização na dose certa
TeeJet (Gratuito, disponível para Android e IOS, em inglês) – O aplicativo auxilia o produtor a definir os atributos para fazer a pulverização das lavouras. Basta inserir dados como a velocidade, o espaçamento e a taxa de precisão da aplicação desejada para receber uma lista com os melhores bicos que podem ser utilizados para o trabalho nos pulverizadores.
Links para download:
Android – http://bitly.com/1JNkjX8
IOS – http://apple.co/1CQhTlT
Manejo do gado
Suplementa Certo (Gratuito, disponível para Android, em português) – Desenvolvido pela Embrapa Gado Corte e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) o aplicativo ajuda os pecuaristas a fazer a avaliação de custo/benefício da suplementação de bovinos de corte na época de seca. O sistema permite comparar dois tipos de suplementação: com sal proteinado e em semiconfinamento Também é possível comparar os rendimentos do mesmo tipo de produto de suplementação, de diferentes marcas, sem necessidade de conexão constante com a Internet. O programa informa o número mínimo de cochos que deve ser disponibilizado ao lote a ser suplementado.
Link para download: http://bitly.com/1IOvRM2
Olho no Mercado
Commodities Market Prices (Gratuito, disponível para Android, em inglês) – O aplicativo reúne as principais cotações de commodities agrícolas em Bolsas como Chicago e Nova Iorque, além da variação cambial do dia. Produtos como grãos, carnes e combustíveis estão listados na base de dados do programa. É possível selecionar os contratos favoritos, criando listas customizadas, sendo possível obter acesso a dados como valor de abertura, valor de fechamento e variação dos preços entre os pregões. O aplicativo também exibe gráficos semanais, mensais e anuais para facilitar a análise dos dados.
Link para download: http://bitly.com/1OIl6vi
PUBLICIDADE:
11008474_1591503254448095_10333356039294016_n

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias