Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Economia mundial tem desaceleração expressiva diante do coronavírus, aponta FGV

Publicado

en

A epidemia do coronavírus já provocou “danos expressivos” à economia global em fevereiro, quando a disseminação da doença ainda estava concentrada à região asiática. É o que afirma a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar dois novos indicadores globais desenvolvidos em conjunto com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique – o Barômetro Econômico Global Coincidente e o Antecedente.

Os dois indicadores apresentaram os menores níveis desde 2009. O Barômetro Global Coincidente, que indica o cenário da economia no período em que os dados são coletados, caiu 14,4 pontos na passagem de janeiro para fevereiro, de 92,4 pontos para 78,0 pontos, ficando bem abaixo da média histórica de 100 pontos.

Já o Barômetro Global Antecedente, que faz uma projeção dos próximos três a seis meses, teve queda de 10,4 pontos, passando de 97,6 pontos para 87,2 pontos no mesmo período após evoluir favoravelmente nos dois meses anteriores.

Segundo a FGV, as quedas foram puxadas pelas variáveis que compõem o indicador da região da Ásia, Pacífico e África, uma vez que as variáveis das regiões da Europa e do Hemisfério Ocidental (América do Norte, América Latina e Caribe) tiveram resultado positivo, embora tímido.

O levantamento mostrou ainda que, em termos setoriais, a indústria foi o que mais sofreu os impactos da epidemia, seguida pelo comércio. Os setores de construção e serviço tiveram queda «muito pequena», segundo o levantamento.

“Imagino que em março, com a China ainda com paralisações [na indústria] e a epidemia se espalhando, como já vemos sendo disseminada pela Itália, esse movimento de queda do indicador e desaceleração do PIB mundial persista e se dissemine para fora da região asiática”, apontou o superintendente de Estatísticas Públicas do FGV/IBRE Aloisio Campelo Jr.

Novo coronavírus afeta vários setores da economia

O pesquisador explicou que os dois indicadores construídos pela FGV em parceria com o KOF oferecem uma sinalização muito mais rápida da economia que os indicadores sazonais.

«É um indicador que, de certa forma, adiciona informação mais quantitativa, uma real medição feita com variáveis que retratam bem os ciclos econômicos de mais de 50 países sendo agregados de maneira eficiente para retratar o PIB», disse Campelo Jr.

Metodologia do Barômetro Global

De acordo com a FGV, os barômetros econômicos globais são um sistema de indicadores que permite uma análise tempestiva do desenvolvimento econômico global. Enquanto o Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica, o Antecedente antecipa uma projeção entre três e seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. Ambos compilam resultados de pesquisas de tendências econômicas realizadas em mais de 50 países.

O superintendente de Estatísticas Públicas do FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr., explica que o Barômetro Global guarda correlação com as pesquisas de índice de confiança, que são divulgadas rapidamente após a coleta dos dados e são um termômetro real da economia.

«A gente pode pensar no barômetro como um indicador da economia mundial. Com ele a gente está tendo uma referência da evolução cíclica do PIB Mundial», destacou o pesquisador.

O Barômetro Coincidente inclui mais de 1.000 séries temporais diferentes, enquanto o Barômetro Antecedente compreende mais de 600 séries temporais. Segundo a FGV, a análise de correlação cruzada é usada para decidir quais séries temporais individuais são incluídas nos barômetros, o que envolve correlacionar as séries temporais individuais com uma série de referência.

“A série de referência utilizada é a taxa de crescimento anual do produto interno bruto (PIB) global, em que os PIBs nacionais individuais são agregados à paridade do poder de compra para formar o PIB Global. Uma série temporal é incluída apenas em um barômetro se mostrar uma correlação suficientemente alta e uma sincronização ou avanço adequado com a série de referência”, destacou a FGV. Os dois barômetros são calculados uma vez por mês e serão publicados em torno do dia 10.

Fonte: Fiems

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias