Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Fendas no solo intrigam moradores no norte do PR

Publicado

en

Fendas apareceram em área de aproximadamente dois alqueires…
Diversas rachaduras que apareceram repentinamente no solo de um sítio na zona rural de Novo Itacolomi, na região do Vale do Ivaí (Norte do Paraná), estão intrigando moradores da localidade . Conforme o ex-prefeito de Novo Itacolomi e hoje técnico da Emater, Moacir Andreola, ninguém ainda sabe o que teria provocado as fendas, que têm proporções diversificadas.
20150806091009
«Não sei o que provocou essas rachaduras, que começaram a aparecer em julho, durante dias em que ocorreram muitos raios e trovões, além de chuva torrencial. Se fosse erosão ou deslizamento de terra haveria acomodamento e fechamento das rachaduras e isso ocorreria na parte declinosa», diz Andreola.

Ele acrescenta que em uma área de dois alqueires há fendas maiores e menores, horizontais (cortando a água) e verticais (no sentido da caída das águas). «Ninguém que mora por aqui nas imediações sentiu nenhum tremor que pudesse ter provocado as fendas», completa Andreola.

O professor de Geografia José Narciso do Prado avalia que o excesso de chuva registrado em julho na região pode ter contribuído para o aparecimento das fendas.

«Quando o terreno não está bem sedimentado e há muita infiltração de água, a compactação da base do solo pode diminuir, contribuindo desta forma para o aparecimento deste tipo de rachadura na terra», explica.

Outros registros

De acordo com geólogos brasileiros, inúmeras rachaduras e buracos vem aparecendo com certa frequência pelo mundo e sem uma explicação concreta da Ciência. Na África, mais precisamente no deserto da Etiópia, uma fenda que surgiu repentinamente deixou muitos cientistas perplexos. Atualmente essa fissura tem 56 quilômetros de extensão e 6 metros de largura, e é objeto de curiosidade intelectual de um consórcio de pesquisadores britânicos, americanos e etíopes. Ainda há registros de casos idênticos na China, Ucrânia e Guatemala.

As informações são do TN Online

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias