Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Fronteira – Reportagem aponta mais de 250 portos clandestinos de Foz até Guaíra

Publicado

en

O jornal Última Hora, do Paraguai, publicou uma reportagem onde faz um levantamento sobre portos clandestinos no Rio Paraná. De acordo com a reportagem, que verificou o lago de Itaipu entre Foz do Iguaçu e Guaíra, no lado brasileiro, e Hernandárias e Salto del Guairá no lado paraguaio, foram identificados pelo menos 261 portos utilizados pelo tráfico, contrabando e descaminho.

Segundo a reportagem, são 170 portos clandestinos no lado paraguaio e mais 91 no lado brasileiro. O jornal também identificou os proprietários dos terrenos onde estão localizados os portos. Ainda segundo a reportagem, em alguns portos foram identificados funcionários de forças de segurança paraguaia ajudando no carregamento de mercadorias ilícitas em barcos clandestinos. você pode acompanhar a reportagem completa no jornal clicando aqui (em espanhol).

É importante destacar que no lado brasileiro na última semana policiais de Santa Terezinha de Itaipu foram flagrados transportando produtos ilegais na viatura da Polícia Militar. Mercadorias como essência de narguilé e cigarros oriundos do Paraguai estavam sendo transportados entre Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

Nos últimos meses as forças policiais brasileiras fortaleceram o combate ao tráfico, contrabando e descaminho no Rio Paraná. Estão em andamento duas Operações, a Hórus e a Obstrução que foi desencadeada pelo Batalhão de Fronteira (BPFron), Exército, Força Nacional, Polícia Federal entre outras. Abaixo dados do balanço realizado no mês de julho sobre as apreensões ocorridas durante a Operação Hórus, que foi idealizada pelo Ministro Sérgio Moro.

A guerra contra o contrabando resultou na morte de um homem que estava transportando cigarros na semana passada. Militares do Exército reagiram após o piloto da embarcação desobedecer ordem de parada. Além do piloto, o ajudante também foi atingido, porém foi resgatado com vida. No último sábado (3), cerca de 50 guairenses fizeram uma manifestação pedindo paz.

As informações são da Rádio Cultura Foz

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias