Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Lavouras de soja da região Sul devem enfrentar temporais neste início de semana

Publicado

en

egundo a Somar Meteorologia, uma frente fria retorna para a região com trovoadas e rajadas de vento. Em Mato Grosso do Sul também é esperado grandes volumes de precipitações

De acordo com imagens de satélite e radares meteorológicos, há registro de pontos de chuva em algumas áreas do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, oeste da Bahia, Pará e em pontos bem isolados do estado de Rondônia.

Dias mais quentes?

A notícia de que o serviço meteorológico do governo britânico divulgou que o mundo entrou na década mais quente de sua história (registros dos últimos 150 anos), deixou o setor agrícola em alerta. Isso porque as temperaturas podem ficar até 1,5ºC mais elevadas que o normal no planeta, considerado um limite crítico para o aquecimento global.

Se esses dados se confirmarem, o período de 2014 a 2023 será a década mais quente já registrada. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou uma análise mostrando que os 20 anos mais quentes já documentos aconteceram nos últimos 22 anos.

Continue lendo e entenda melhor o caso!

SUL

Tempo instável e chuva sobre toda a região Sul do país devido passagem de uma frente fria. Há potencial para temporais com trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo nos três estados da região, mas os maiores acumulados ficam concentrados na metade sul do Rio Grande do Sul, onde o céu fica nublado e a chuva ocorre a qualquer momento. Vale ressaltar que a frente fria chega no fim do dia, ou seja, antes disso, a temperatura dispara e o calor é intenso na região. Outro destaque são os ventos fortes, com rajadas acima dos 70 km/h em boa parte da região.

SUDESTE

A semana começa com tempo instável e chuva sobre a maior parte do Sudeste, ainda sob o efeito de instabilidades no alto da atmosfera. No entanto, vale ressaltar que são pancadas rápidas, isoladas e sem grandes acumulados. O sol predomina durante a maior parte do dia e mantêm as temperaturas elevadas. O tempo firme, com sol entre poucas nuvens ao longo de todo o dia predomina apenas entre o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. O calor é ainda mais intenso nessas áreas.

CENTRO-OESTE

Tempo instável e expectativa de chuva em todo o Centro-Oeste devido instabilidades no alto da atmosfera. Aliás, devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, há potencial para chuva forte em Mato Grosso do Sul, onde as pancadas devem ocorrer acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo. Nas demais áreas, a chuva é rápida e sem grande intensidade. Apesar da chuva, o calor segue intenso na região central.

NORDESTE

A semana começa com tempo instável e expectativa de chuva sobre a maior parte do Nordeste ainda sob o efeito de instabilidades no alto da atmosfera. Os maiores acumulados seguem concentrados entre o litoral do Maranhão e do Ceará, mas dessa vez, com maiores aberturas de sol elevação da temperatura. Em contrapartida, uma massa de ar seco toma conta da maior parte do estado da Bahia e inibe a formação de nuvens carregadas e consequentemente diminui a chance de chuva.

NORTE

A semana começa com tempo instável e expectativa de chuva sobre a maior parte da região Norte do país, ainda sob o efeito de instabilidades tropicais. As pancadas são rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. O tempo firme ocorre somente em áreas de Roraima devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias