Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Margem baixa pode não pagar custos na nova safra de soja

Publicado

en

Margem baixa pode não pagar custos na nova safra de soja

alsas (MA) é a região mais cara do leventamento
Cálculos elaborados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP em parceria com a Confederação Nacional da Agricultural e Pecuária (CNA) apontam que os custos operacionais para a safra 2017/2018 de soja devem subir. O principal aumento tem a ver com o preço do diesel, que resultou do incremento de PIS/Cofins. Mas também foi impactado pelo aumento do salário mínimo e dos preços de energia elétrica.

Os insumos, segundo o Cepea, também não fugirão à regra. Para os produtores que fizeram as compras entre Janeiro e Julho de 2017, por outro lado, houve uma redução nos preços dos fertilizantes. Em defensivos agrícolas, houve um ligeiro aumento.
PUBLICIDADE.
SAFRA Cambio #

O estudo do Cepea foi feito em Carazinho (RS), Cascavel (PR), Balsas (Maranhão), Sorriso (Mato Grosso) e Rio Verde (Goiás). Considerando a produtividade média das últimas cinco safras, o levantamento considerou todos os custos totais, incluindo arrendamento e juros de capital imobilizado. Nenhuma das variedades de soja seria capaz de igualar os custos totais à receita.

O maior preijuízo foi em Balsas, no Maranhão. Usando uma soja tolerante ao glifosato e a lagartas, faltariam 11 sacas por hectare para saldar os custos totais. No caso de Sorriso, também seria crítico, com 8,6 sacas faltantes para fechar em empate financeiro com a soja TH. Em Cascavel, foi o custo mais baixo registrado na soja TH também com valores melhores pagos pela soja comparando ao Centro-Oeste e ao Nordeste.

Em valor monetário, o custo de produção mais alto foi registrado em Carazinho com a soja TH com R$ 3.038,39 por hectare. Com estes custos operacionais, dado o preço médio de venda de janeiro a julho de 2017, de R$ 60,99 a saca, o agricultor terá de produzir ao menos 49,82 sacas e 50,53 sacas na soja TH e na TH e RI, respectivamente, para pagar os custos. Medindo os custos totais, o produtor de Carazinho terá de roduzir ao menos 73,08 sacas na soja TH e 73,79 sacas na soja TH e RI por hectare.

Fonte: Agrolink

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias