Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Mudanças nos olhos podem ser os primeiros sinais de Alzheimer, diz estudo

Publicado

en

Mudanças nos olhos podem ser os primeiros sinais de Alzheimer, diz estudo

Novo estudo aponta que mudanças nos olhos podem indicar o desenvolvimento de doenças cognitivas, incluindo o Alzheimer, anos antes dos primeiros sintomas aparecerem. A pesquisa foi publicada na revista científica Acta Neuropathologica e analisou amostras de retina e tecido cerebral de 86 indivíduos com a doença e declínio cognitivo leve ao longo de 14 anos. Segundo os autores do estudo, essa é a maior amostra de retina analisada até o momento.

A líder da pesquisa, Maya Koronyo-Hamaoui, afirmou em comunicado que o estudo é o primeiro a fornecer análises aprofundadas dos perfis de proteínas e dos efeitos moleculares, celulares e estruturais da doença de Alzheimer na retina humana, e como eles correspondem a mudanças no cérebro e na função cognitiva. As mudanças na retina se correlacionaram com mudanças em partes do cérebro responsáveis pela memória, navegação e percepção do tempo.

Ao comparar as amostras com um grupo de controle, os pesquisadores encontraram aumentos significativos no beta-amilóide, um marcador importante de Alzheimer, nos indivíduos com a doença e declínio cognitivo. Além disso, também descobriram que as células microgliais, responsáveis por reparar e manter outras células, diminuíram 80% em indivíduos com problemas cognitivos, além de terem sido encontrados marcadores de inflamação.

As descobertas também foram aparentes em pessoas com sintomas cognitivos mínimos ou inexistentes, o que sugere que esses novos testes oftalmológicos podem ser úteis para auxiliar no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer.
 
 

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias