Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Mulher de 51 anos dá à luz 21º filho em Aracaju e diz que quer mais

Publicado

en

Sebastiana conta trajetória de vida na enfermaria da maternidade (Foto: Tássio Andrade / G1)
Ela é mais conhecida na comunidade onde mora como ‘Poucos Filhos’, Sebastiana Maria da Conceição tem 51 anos, e possui no currículo 21 partos, todos normais. O último filho nasceu na quarta-feira (13) na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, o bebê chegou ao mundo pesando 3.040 kg e medindo 46,5 cm. Os três filhos mais novos de Sebastiana têm um ano e seis meses, dois anos e oito meses e três anos e onze meses.

“Meu primeiro filho foi aos 13 anos, ainda era muita menina, não sabia de muita coisa. Mas, foi depois que fiquei com idade avançada que comecei as ter um atrás do outro”, conta Sebastiana.

“Ela gosta de nomes diferentes, batizou o nome da outra filha de Damaris, nome de uma enfermeira. Sebastiana teve os últimos seis filhos aqui na maternidade Nossa Senhora de Lourdes e sempre busca que não são tão comuns”, disse Juliana Costa, assessora de comunicação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Sebastiana Maria da Conceição mora em um povoado do município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, é uma mulher humilde e vive com o marido da venda de pescados. Ela confessa que ama crianças e diz que não teve medo de dar à luz aos 51 anos.

“Sou boa de barriga, em nenhum momento eu tive medo, sou uma mulher forte. Foi tudo normal, e nunca quis fazer a cirurgia para ligar. Acho que esse vai ser o último, mas isso só Deus sabe, confesso que quero mais um”, disse Sebastiana animada.

A maior preocupação da equipe médica da maternidade foi em relação à saúde de Sebastiana e com a do bebê também. Ela teve pré-eclâmpsia¸ que ocorre quando a mulher grávida tem pressão arterial elevada durante a gestação. Segundo o médico obstetra Luis Eduardo Padro Correia, superintendente da maternidade, a gestação foi de alto risco.

“Ela teve esse problema de pressão arterial alta, o que é algo grave. Como ela fez vários partos normais, isso facilitou a evolução do parto. Apesar do risco elevado, mãe e filho estão bem e não correm risco”, avaliou o médico obstetra Luis Eduardo Padro.

Dona Sebastiana tem 18 filhos vivos, ela diz que nasceu para ser mãe de muitos. “Sempre me vi uma mãe cheia de crianças, esse foi o meu destino, tenho certeza!”, afirma. A mais nova mamãe é casada com um homem da mesma idade. No total, ela deu à luz 10 mulheres e 11 homens. Ela conta que as pessoas ficam curiosas e perguntam se a criança é neta dela.

“Todo mundo acha que sou a avó do meu próprio filho, quando digo que sou a mãe as pessoas tomam um susto. Ficam me olhando de forma estranha, pois eu nem ligo pra isso. Cuido dos meus filhos e amo muito cada ser que coloco no mundo, é uma virtude que Deus me deu. Ser mãe aos 51 anos, não tenha dúvida, é uma felicidade sem explicação”, conclui sorridente Sebastiana.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias