Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Revitalização da Ponte da Amizade começa em uma semana

Publicado

en

Revitalização da Ponte da Amizade começa em uma semana
one
As obras de revitalização da Ponte da Amizade, que liga o Brasil e o Paraguai, devem começar no dia 1º de outubro. O anúncio foi feito na terça-feira (23), durante a assinatura da ordem de serviço das obras. A cerimônia aconteceu na sede regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Foz do Iguaçu. A reforma acabará no final de 2015.

A Ponte da Amizade, que em 27 de março do ano que vem completa 50 anos, ganhará a maior reforma de sua história, em seus 600 metros de extensão. O asfalto será recapeado e serão substituídas as juntas de dilatação da ponte. Toda a passarela de pedestres será coberta. A ponte ganhará pintura e iluminação novas.

O gradio interno e externo serão levantados trazendo mais segurança para os turistas e inibindo o contrabando de mercadorias. Com o mesmo objetivo, serão construídos postos da Polícia Federal, fechados e com ar-condicionado, nos intervalos da ponte.

Obras começam imediatamente

Assinaram a ordem de serviço o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o superintendente do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, e o representante do consórcio CSO-Gaissler, Luiz Matsumoto Vargas. A prefeita de Foz do Iguaçu em exercício, Ivone Barofaldi, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu licenciado, Jorge Samek, assinaram como testemunhas.

Sérgio Passos afirmou que as obras devem começar “imediatamente”, porque o consórcio responsável pela revitalização já conta com o projeto feito pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e pelo Fundo Iguaçu e doado ao governo federal. O custo da reforma é de R$ 10,2 milhões.

De acordo com José da Silva Tiago, a revitalização da Ponte da Amizade será feita na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC) menor custo, ou seja, o consórcio que vai executar as obra não precisa entregar o projeto básico, ambiental e executivo.

“A empresa recebe hoje a ordem de serviço e começa no dia 1ª de outubro a trabalhar”, afirmou, lembrando que o começo do mês é normalmente usado como início de obras, para facilitar o controle do Dnit.

Início em uma semana

“Vamos começar com a limpeza externa e a pintura”, antecipou Luiz Vargas, do consórcio CSO-Gaissler. Segundo ele, no auge das obras, cerca de 100 empregados vão trabalhar na revitalização da Ponte da Amizade.

O consórcio é o mesmo responsável pelas obras de duplicação na BR-277, na altura de Medianeira, a 57 quilômetros de Foz do Iguaçu. “Vamos trabalhar em conjunto com a receita e a polícia federal para podemos organizar o cronograma das obras”. De acordo com Vargas, os trabalhos acontecerão preferencialmente no período noturno para não atrapalhar o tráfego de veículos e pedestres na ponte.

Cartão-postal

O presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, acredita que a reforma vai fazer a Ponte da Amizade voltar a ser um dos cartões-postais da cidade. “A ponte era foco de imagem negativa de Foz do Iguaçu e da fronteira com o Paraguai. Agora, com a revitalização, isso vai mudar”, disse.

“A Ponte da Amizade tem quase 50 anos de bons serviços prestados ao Brasil e ao Paraguai. Já estava mais que na hora de ela receber o tratamento que merece”, concluiu Sérgio Passos.

Fibra ótica

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, aproveitou a solenidade para comentar sobre o projeto de fibra ótica que vai interligar o Brasil e o Paraguai. “Já fizemos todo o cabeamento no lado paraguaio, com as obras do linhão de 500kv”, afirmou Bernardo, se referindo ao trecho entre Itaipu e Villa Hayes, na Grande Assunção.

“Agora, a fibra ótica está chegando a Foz do Iguaçu. Contamos com o apoio de Itaipu para fazer esta conexão final com o Paraguai”. De acordo com o ministro, no futuro, com a instalação de novos equipamentos, a fibra ótica poderá integrar os dois países via banda larga.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias