Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Saiba a importância da inoculação

Publicado

en

Técnica garante economia com adubação no início do ciclo e tem muita eficiência para garantir o vigor da planta

A hora do plantio está chegando e um dos manejos mais importantes pré-plantio é a inoculação, uma técnica barata e acessível que ajuda no desenvolvimento da planta. Mas nem todos os agricultores sabem para o que serve a inoculação. A pesquisadora da Embrapa Soja Mariângela Hungria explica.

– Existem algumas bactérias que conseguem se associar à cultura da soja. Essas bactérias atuam como uma fábrica de fertilizantes nitrogenados, elas conseguem capturar o nitrogênio que está no ar que nenhuma planta ou animal consegue pegar, transformam em amônia. A mesma amônia feita por uma fábrica de fertilizantes – diz Mariângela.

• Entenda o tratamento de sementes e sua importância

Cerca de 70% dos fertilizantes usados nas lavouras de soja no Brasil são importados. O projeto desenvolvido no Laboratório de Biotecnologia da Embrapa Soja pode reduzir o custo com adubação em mais de 95% por hectare plantado.
edit3-377x277
Os pesquisadores desenvolveram novas modalidades de bactérias que ajudam na fixação do nitrogênio. Cada substrato tem bilhões de bactérias. Para cada hectare, o produtor pode misturar nas sementes apenas 100 ml de líquido ou 100 gramas em pó.

Coinoculação

Existem também outras modalidades de bactérias que também são colocadas nas raízes e que ajudam na produção de hormônios de crescimento de planta. Esse processo é conhecido como coinoculação. Mas como funciona?

– Essas bactérias produzem muitos hormônios, como oxinas e bedelinas, as plantas vão ter raízes muito maiores, e o que isso significa? Elas vão ter maior capacidade de absorver a água, então não vão sofrer tanto com estresses hídricos, de absorver melhor os nutrientes do solo e até os outros fertilizantes que o agricultor está colocando – esclarece a pesquisadora.

Mariângela Hungria também disse que a Embrapa já fez vários experimentos nas principais regiões produtoras e foi possível notar que o rendimento do produtor pode até dobrar utilizando a coinoculação.projetosojabrasil.com.br

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias