Notas
Saiba como ser um bom vizinho em sua propriedade rural
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lançou recentemente o «Guia do Bom Vizinho para propriedades rurais».
Guia do Bom Vizinho em Propriedades Rurais
Para a socióloga Heidi Buzato, responsável técnica pelos temas sociais, no Imaflora, «é importante o empreendimento conhecer e mapear os valores e patrimônios culturais da comunidade na qual está inserido, e procurar saber como pode contribuir com a sua conservação. É importante também que a comunidade saiba como pode contar com o apoio daquela propriedade.»
O guia possui quatro capítulos:
Identificando a comunidade: traz critérios para identificar como a atividade produtiva do empreendimento pode impactar o seu entorno. O uso de estruturas públicas, como escolas ou equipamentos de saúde, é um exemplo.
Classificando os interesses: sugere conhecer as questões que a comunidade possui em relação ao empreendimento e estar atento a possíveis conflitos ou reclamações sobre as atividades do empreendimento.
Mapeando os impactos:, explica o conceito de impacto social como sendo uma mudança no modo de vida de uma pessoa, comunidade ou população e suas consequências.
Implantando ações do bom vizinho:, propõe que se não forem identificados impactos negativos que mereçam medidas corretivas, o empreendimento invista em ações que promovam o desenvolvimento local.
«O Guia não é uma receita do que está certo ou errado», diz Heidi, que ressalta tratar de orientação aos produtores rurais, para que possam estabelecer um bom relacionamento com as comunidades que vivem no entorno das propriedades.
Faça o download gratuito do Guia no link abaixo:
http://migre.me/jVHRx
Com informações Imaflora
-
SAUDE2 semanas hace
INCAN da inicio al censo para el Registro Nacional de Pacientes Oncológicos
-
Internacional2 semanas hace
O mistério do satélite na órbita da Terra que se moveu e ninguém sabe por quem
-
Internacional2 semanas hace
Por dentro do mercado ilegal de aranhas que movimenta milhões no Brasil: ‘Febre na classe média’
-
Notas2 semanas hace
ARP: Decisión de Carrefour sobre carne del Mercosur amenaza al desarrollo económico regional