Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Saiba se é hora de promover uma transformação em seu negócio

Publicado

en

Empreendedores sabem da angústia que cada passo da empresa gera. Saber se o negócio está no caminho certo ou se precisa de uma reformulação radical é uma tarefa complicada. Essa autoavaliação gera questionamentos que podem ser decisivos para o futuro do empreendimento.

Há alguns sinais, porém, que podem ajudar o empreendedor a decidir se é hora de mudar o rumo de sua empresa – seja com um novo modelo de negócio ou estratégias diferentes de gestão e divulgação. Confira abaixo alguns fatores que devem ser levados em conta antes de promover uma transformação em sua empresa.

1. Os números são um guia importante

Muitas vezes a paixão, tão importante para empreender, pode nublar as decisões de um empresário. Ao insistir demais em um modelo de negócio pelo qual se apaixonou, o empreendedor tende a ignorar os números que demonstram necessidade de mudança.

Por isso, confie em indicadores, que estão imunes às paixões. Se, por exemplo, não há geração de receita suficiente por um longo tempo e a empresa não tem o lucro que era esperado, pode ser o momento de mudar. Para saber se seus resultados são bons ou ruins, fique ligado também nas estatísticas do seu setor, o que dará base de comparação para entender o nível de saúde financeira de sua empresa.

2. Adapte-se ao cenário

Um negócio pode ser bem administrado, oferecer um produto interessante, ter bons canais de divulgação e, mesmo assim, não prosperar. Isso pode ter relação, por exemplo, com um cenário que foge às questões internas da empresa.

O atual momento de pandemia do novo coronavírus reforça essa lição. Por mais bem-sucedida que seja, uma loja física de roupas corre o risco de não sobreviver às medidas de combate à doença. Por isso, o empreendedor deve reagir rápido e promover as mudanças necessárias para adaptar o modelo de negócio – neste caso, pode ser uma presença mais assertiva no e-commerce.

3. O cliente em primeiro lugar

Os números citados no item 1 traçam um panorama mais frio do que acontece na empresa, deixando evidente que há um problema a ser resolvido. A resposta sobre como resolver essas questões deve partir de quem consome seu produto ou serviço.

É o cliente quem deve apontar os rumos de seu negócio. Por isso, estabeleça amplos canais de comunicação com quem compra de você e leve em consideração o que dizem. Se há uma reclamação recorrente sobre um assunto específico, você poderá agir com celeridade para solucionar a questão.

4. Olhe para o futuro

Buscar conteúdo, se informar, especializar-se em sua área de atuação podem ser medidas importantes para ter um olhar mais amplo do seu negócio. A partir dessas medidas, você tem condições de prever movimentos do setor e entender, assim, se sua empresa tem chance de prosperar no futuro.

Essa preocupação com o que virá pela frente se torna ainda mais importante no momento de revolução tecnológica em que vivemos, no qual setores inteiros da economia tornam-se obsoletos rapidamente. Antecipar-se a essas transformações para ajustar o modelo de negócio de sua empresa pode garantir sua sobrevivência.

5. Planeje a mudança

Uma vez que foi detectada a necessidade de mudar o rumo de sua empresa, planeje com cuidado como fará essa transformação. Estabeleça metas claras que irão guiar esse processo e tente mudar gradualmente para evitar as consequências negativas de um movimento abrupto.

Evidente que nem sempre isso é possível, como tem mostrado a pandemia que obrigou muitos negócios a se reinventarem da noite para o dia. O ideal, porém, é que a transformação traga os benefícios esperados sem o trauma causado por uma revolução repentina.

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Acesse o portal VAE.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias