Conectate con nosotros

Notas

SC – Após estouro de barragem por causa da chuva, cidade está em alerta

Publicado

en

Uma barragem particular em Ponte Serrada estourou em razão do excesso de chuva no Oeste de Santa Catarina e pode inundar partes da cidade de Arvoredo. Cerca de 25 Bombeiros de Chapecó e Concórdia estão na cidade para auxiliar na evacuação de cerca de 30 famílias de regiões próximas ao Rio Irani e ao Lajeado Leão. Também foi solicitado reforço de bombeiros de Lages.
5efe6c516e11f924d299a0a36ca150a4
De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros de Chapecó, Nelci Dallagnol, a Barragem do Vacari estourou por volta das 14h30, interrompendo o trânsito na BR-282. O volume de água vai desembocar no Rio Irani e deve atingir a cidade de Arvoredo por volta das 18h desta sexta-feira.

O vice-prefeito Airton Cauduro acompanha o trabalho dos bombeiros e conta que o monitoramento da água é feito por duas pequenas centrais hidrelétricas, uma em Arvoredo e uma em Xavantina, onde a água chega primeiro, permite melhor controle da situação.
rio do peixe.jpg1.jpg2
— Foi inicialmente uma situação muito tensa, avisando os moradores para deixarem suas casas, mas agora com eles fora das áreas de risco e o monitoramento do nível da água sendo feito com cautela, ficamos mais calmos. — explica.

Até as 17h, Xavantina ainda não registrou o grande volume de água esperado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a barragem é de pequeno porte, mas devido ao nível alto do rio, a evacuação será feita de forma preventiva. O empresário Loreno Sartezini mora a cerca de 40m do rio e decidiu tirar todos os móveis de casa:

— Chamei amigos e familiares para ajudar a tirar tudo de casa assim que recebi o aviso da prefeitura. O momento inicial foi de pânico, mas agora a situação está mais calma. — relata.

Sigue leyendo
Anuncio

Tendencias