Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Tempo seco acelera colheita de soja no Paraná

Publicado

en

A colheita de soja no Paraná avançou para 4% da área plantada na última semana, sob influência do tempo seco de janeiro, informou nesta terça, dia 20, o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo estadual.
Em 20 de janeiro de 2014, a colheita alcançava apenas 1% da área cultivada no Estado, mesmo índice registrado no relatório da semana passada.

– O produtor está cada vez tentando plantar mais cedo. E tem também o clima: o ciclo (de desenvolvimento das lavouras) foi antecipado em algumas regiões pelo o calor e, também, o tempo mais seco nos últimos dias favorece o trabalho de colheita – disse o economista Marcelo Garrido, do Deral.
1418244338962
O Paraná espera um recorde de 17,07 milhões de toneladas de soja na atual temporada 2014/2015, alta de 17% ante 2013/2014, com um avanço de área, mas principalmente com recuperação das produtividades, após perdas decorrentes de clima seco na safra passada.

O Deral estima que 89% das lavouras de soja do Paraná estão em boas condições, mas já sinaliza possíveis problemas em algumas regiões.

– O pessoal está preocupado com o clima quente. Os dias estão muito quentes. As chuvas estão esparsas – disse Garrido.

É o caso, por exemplo, do polo agrícola de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná.

– As chuvas previstas para esta semana estão sendo muito aguardadas, já que grande parte das lavouras de soja se encontra na fase de enchimento de grãos – disse o técnico Anderson dos Santos, do Deral na região de Campo Mourão.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias