Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Plantio da soja atinge 49,5% e atraso acende sinal de alerta em MS

Publicado

en

Índice está 37,5% atrás em comparação com o mesmo período da safra anterior, preocupando produtores e entidades

O plantio da soja atingiu 49,5% da safra 2019/2020 em Mato Grosso do Sul. O índice está 37,5% atrás em comparação com o mesmo período da safra anterior, o que tem preocupado produtores e entidades em relação ao milho safrinha, que começa a ser plantão depois da colheita da soja.

De acordo com o Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), os números apontam que a região sul está com plantio avançado, com média de 50,6%, enquanto a região central está com 50% e a norte atingiu 44,9% de média. A área plantada até o momento soma 1,565 milhão de hectares.

O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, tem como expectativa o aumento de 6,18% da área plantada, passando de 2,979 milhões para 3,163 milhões de hectares. “Temos o desafio de terminar o plantio nas próximas semanas, de olho no início da segunda safra de milho”, disse Verruck.

Para a soja safra 2019/2020, estima-se uma área plantada de 3,163 milhões de hectares, com uma produção aproximada de 9,906 milhões de toneladas. 

“A expectativa é de que as chuvas iniciem a regularidade a partir desta semana e mantendo o padrão das chuvas até pelo menos o fim da primeira quinzena de novembro. Para o mês de novembro, espera-se acumulados de chuvas acima da média para todas as regiões de Mato Grosso do Sul”, afirma Franciane Rodrigues, coordenadora do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). CGNEWS

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias