Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Marcelo Piloto é entregue às autoridades brasileiras após ser expulso do Paraguai

Publicado

en

Segundo o Ministério Público paraguaio, o brasileiro matou uma jovem dentro da cela, no sábado (17), para evitar extradição; assista ao vídeo da chegada do traficante ao Brasil.
Por Fabiula Wurmeister e Daniela Pereira, G1 PR e RPC Foz do Iguaçu — Foz do Iguaçu

Marcelo Piloto é entregue às autoridades brasileiras após ser expulso do Paraguai

O narcotraficante Marcelo Fernando Pinheiro da Veiga, conhecido como Marcelo Piloto, que estava preso em Assunção, no Paraguai, foi entregue às autoridades brasileiras nesta segunda-feira (19) após ser expulso do país vizinho.

A aeronave chegou ao aeroporto que fica do lado paraguaio da Usina de Itaipu antes das 7h e em seguida Marcelo Piloto foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu em um helicóptero da Polícia Civil do Paraná.

Ele chegou algemado, encapuzado e escoltado por vários policiais. Em seguida, Piloto teve as algemas trocadas, recebeu um colete a prova de balas e foi embarcado no helicóptero, onde conversou rapidamente com alguns agentes. Assista ao vídeo.

Marcelo Piloto foi entregue à polícia brasileira no aeroporto que fica do lado paraguaio da Usina de Itaipu, em seguida foi levado para a delegacia da PF em Foz do Iguaçu — Foto: Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai/Divulgação Marcelo Piloto foi entregue à polícia brasileira no aeroporto que fica do lado paraguaio da Usina de Itaipu, em seguida foi levado para a delegacia da PF em Foz do Iguaçu — Foto: Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai/Divulgação
Marcelo Piloto foi entregue à polícia brasileira no aeroporto que fica do lado paraguaio da Usina de Itaipu, em seguida foi levado para a delegacia da PF em Foz do Iguaçu — Foto: Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai/Divulgação

Segundo informações do governo paraguaio, o avião com o traficante partiu do grupo tático aéreo da Força Aérea Paraguaia, em Luque, cidade vizinha a Assunção às 5h05 desta segunda-feira.

No sábado (17), Piloto matou uma jovem dentro de sua cela no Agrupamento Especializado em Assunção para, apontam promotores paraguaios, tentar evitar a extradição ao Brasil.

O assassinato de uma jovem de 18 anos foi «uma atitude extrema de Piloto para impedir sua extradição», disse o promotor Hugo Volpe. A Justiça do Paraguai autorizou a extradição de Piloto no dia 30 de setembro, após serem frustradas duas tentativas de resgate do traficante.

A jovem morta por Marcelo Piloto entrou na prisão em que ele estava, no Paraguai, fora do protocolo, disse o Ministério Público paraguaio. Lidia Meza Burgosficou 40 minutos na cela e morreu após levar 16 facadas do traficante.

A vítima, ainda conforme o MP, era prostituta e o visitava pela 2ª vez. «Ela ingressou no presídio sem ser dia e hora de visita», disse Volpe ao G1. A investigação apontou que ela entrou às 12h35, no presídio em Assunção.

Lidia Meza Burgos visitava Marcelo Piloto pela segunda vez, segundo a polícia vizinha.

Segundo a polícia, Lidia Burgos foi assassinada por Marcelo Piloto dentro da cela onde estava preso, em Assunção no Paraguai — Foto: Polícia Civil do Paraguai/Divulgação Segundo a polícia, Lidia Burgos foi assassinada por Marcelo Piloto dentro da cela onde estava preso, em Assunção no Paraguai — Foto: Polícia Civil do Paraguai/Divulgação
Segundo a polícia, Lidia Burgos foi assassinada por Marcelo Piloto dentro da cela onde estava preso, em Assunção no Paraguai — Foto: Polícia Civil do Paraguai/Divulgação

Extradição
De acordo com a decisão de setembro que determinou a extradição de Marcelo Piloto, ele só poderia ser entregue às autoridades brasileiras depois da conclusão de dois processos abertos no país vizinho: um por homicídio e outro por produção de documentos falsos e violação da Lei de Armas – este julgado na sexta-feira (16).

Segundo Volpe, a apelação de Piloto para que não fosse extraditado deveria ser julgada ainda este mês e a permanência dele no Paraguai poderia ser determinada caso comprovada a culpa dele na morte da jovem.

No Brasil, Marcelo Piloto deve cumprir pena de mais de 26 anos de prisão a que foi condenado por latrocínio e roubo. Ele responde ainda por outros crimes como homicídio, tráfico e associação para o tráfico.

Marcelo Piloto
Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, é apontado pelas polícias dos dois países como o maior fornecedor de armas e drogas fora do Brasil desde a prisão de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

Piloto foi preso em dezembro de 2017 em Encarnación, no Paraguai.

Foragido desde 2007, ele vivia no país vizinho desde 2012. Para não ser identificado, usava uma identidade falsa e mudava de endereço a cada seis meses. Aos vizinhos, se apresentava como «vendedor de eletrônicos».
G1

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias