Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Mujica sobre a Tríplice Aliança

Publicado

en

Mujica sobre a Tríplice Aliança: «Um é o Paraguai tinha sido jurado, porque era um exemplo perigoso»

«Nós devemos a essas pessoas uma dívida que nunca poderíamos pagar ou pode (…) Nós participamos de uma inúteis cafetões de guerra, e contribuir para o genocídio», disse o presidente do Uruguai, durante sua visita ao Paraguai.
A atividade de «Pepe» Mujica com uruguaios que vivem no Paraguai. mujicaFoto: Ministério das Comunicações do Uruguai.

«Eu me sinto uma identidade profunda com o povo paraguaio, eu sinto que nós temos com essas pessoas uma dívida que nunca foram, nem podemos pagar por ter participado na Guerra da Tríplice Aliança,» o Presidente da República, José Mujica, disse na sexta-feira , para acabar com um discurso de duas centenas de uruguaios que vivem no Paraguai, última atividade de sua visita a Assunção sob uma visita de Estado.

«Nós participamos de uma inúteis cafetões de guerra, e contribuir para um genocídio que teve conseqüências históricas em um país que foi um raro exemplo de desenvolvimento autônomo no contexto do seu tempo. E eu estou ciente de que, «espalhar o Ministério da Comunicação uruguaio.

O presidente acrescentou, sob aplausos, que se a família Anchorena permite doar ao Paraguai para ser exibido em um museu, uma cadeira que pertenceu ao presidente Gaspar Rodríguez de Francia «, uma peça rara de madeira preta, esculpida em uma única peça, uma obra de arte «, ele descreveu, comprado na vida que era o proprietário original da estadia do presidente.

Ele esclareceu que este não se destina a resolver nada «, mas eles são os gestos.»

A Guerra da Tríplice Aliança foi patrocinado pela Argentina, Brasil e Uruguai contra o Paraguai, na segunda metade do século XIX, e durou quase cinco anos, entre 1865 e 1870, a população masculina do Paraguai foi praticamente exterminados, e sofreu uma enorme destruição e danos à propriedade, o que deixou o país prostrado por várias décadas.

Mujica disse que «nunca devemos esquecer que o genocídio que a guerra dolorosa do Paraguai, começou no Uruguai. Foi um resultado da nossa guerra civil, que não pôde ser resolvido internamente, a região, fomos no interior, e do Paraguai participaram nesta confusão para tentar defender-nos, para nos dar uma mão «.

«E esse valor foi empossado Paraguai, acariciando a chance veio, porque era um exemplo perigoso. Nada acontece por acaso «, resumiu.

Entre as dívidas pendentes com o Paraguai, o presidente lembrou também que José Artigas passou os últimos 30 anos de sua vida lá. «Estou convencido de que Artigas era um homem de luta que foi com a ideia de reunir recursos para voltar, e então não podia.» Eles vieram para e se recusou a voltar. Como se costuma dizer, ele respondeu que não é o meu país. Porque ele foi o fundador do federalismo, uma outra concepção, acrescentou.

«O Paraguai respeitava-o muito, e aqui passou 30 anos de sua vida, o que é muito. Ele escolheu ficar aqui, e não diga que foi sequestrada ou algo assim. Artigas era um homem capaz de levantar um continente, ninguém poderia tê-lo ligado, se ele não quiser «, continuou Mujica.

Uruguai, concluiu, «deve se lembrar e cultivar essas coisas, o passado é olhar para o futuro e aprender coisas para o futuro.»

O Presidente explicou em seu discurso aos participantes na reunião, mais de 40 minutos, os aspectos centrais de sua administração, e listou os principais projetos concluídos ou em andamento que irá, como a transformação da matriz energética do país, o porto de águas profundas e um grande investimento para renovar o transporte ferroviário.

No final, como é habitual nas saídas do presidente no exterior, muitas expressões de afeto e adesão por parte do público, Uruguai e Paraguai, o que atrasou por um longo tempo fora do presidente, sob aplausos, beijos, fotos e troca ocorreu conversas com conhecidos e estranhos.

A última noite da turnê do presidente Mujica passou em exposição rural, que também abriu um grande estande da ANCAP, reuniu-se com produtores e industriais de erva-mate, e visitou algumas fazendas de gado em exposição zebuínas.

Imediatamente após o encontro com a comunidade uruguaia, a delegação oficial se dirigiu ao aeroporto da capital paraguaia, onde ele voltou para Montevidéu.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias