Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Paraguay Soja, desmatamento e assassinatos

Publicado

en

Soja, desmatamento e assassinatos

O assassinato de líderes camponeses (115 1989-2013) é produzido nos territórios devastados pelo desmatamento e cultivo de soja GM.
E’a 08 de agosto de 2014 – Struggles 06:09 Sem comentários Sociais
Não apenas a água vegatación mostra, as pessoas também poluir e matar líderes camponeses.mapa-choko-2-2xamwzj3yersd67vihjytm

Canindeyu, San Pedro, Concepción, Alto Paraná, Itapúa e Caaguazú Amambay e compartilhar o boom da soja GM. Nestas áreas do nosso país não tão silenciosamente crescer as sementes. Nessas áreas, há um «plano» de implementação real e sisemático de líderes camponeses, garante relatório Chokokue da Comissão de Direitos Humanos do Paraguai apresentado hoje, às 19h00, no Panteão dos Heróis.

Um mapa dos assassinatos, o desmatamento eo avanço da soja está incluído no relatório. A faixa grossa de assassinatos estão agora concentrados em Concepción, San Pedro e Canindeyú. Os líderes são mortos por assassinos e vigilantes por trás de nenhum latifundiário e políticos locais, diz o coordenador da pesquisa Hugo Valiente.

A modelo de soja não permite a coexistência pacífica com as comunidades camponesas e indígenas, diz Guillermo Ortega, base é.

Necessariamente em atrito entre agricultura familiar e agricultura empresarial, ensino Benjamin Valiente acrescentou, no livro «histórias que parecem histórias.»

O enorme atrito entre o agronegócio ea família joga números angustiantes: 115 assassinatos impunes. Amém desmatamento ao redor da Mata Atlântica, a maior anteriormente destas partes do mundo. Esta faixa que liga Canindeyú, Alto Paraná, Concepción são apenas Marakayu Reserve e algumas áreas protegidas. O resto eu comi soja nos últimos anos, especialmente desde 2000, em que ele entrou legalmente, a semente transgênica.
Vega Vidal, líder de Yvy Pyta, Canindeyu, morto em 01 de dezembro de 2012.

Vega Vidal, líder de Yvy Pyta, Canindeyu, morto em 01 de dezembro de 2012.Vidal Vega

A disputa sobre o território e os rendimentos modelo de produção contínua violência sobre as populações rurais. Vómitos, diarreia, tontura são comuns nas comunidades durante a pulverização aérea das lavouras.

«Primeiro eles ofereceram dinheiro para sua terra, se você não concorda vêm com um ofertas do tempo», diz o líder do assentamento Arrochar, sitiado em alguns setores da produção de soja em um contexto de militarização, narcoganadería e EPI . No ano passado, neste estabelecimento matou o líder camponês Toto Lecano, opositor aberto do modelo soja. Até agora, a acusação «não encontrou indícios.»

Uma relação aritmética: genocídio ecocidio-.

Uma relação aritmética: genocídio ecocidio-. Mapa da Região Leste.mapa-choko 2

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias