Conectate con nosotros
Disponible

Notas

Três fatores que podem determinar preços de soja nos próximos dois meses

Publicado

en

O feriado de final de ano está aqui e com ele, as operações no CBOT e em bolsas ao redor do mundo assumem um tom de férias, com volumes bem abaixo do normal sendo comercializados. É uma excelente oportunidade para “colocarmos a casa em ordem” e focarmos no que vem por aí que pode afetar preços nos próximos meses.
10428475_755721117840633_9018805442575205774_n
A partir já da entrada do novo ano, se não até um pouco antes, o foco da maioria dos participantes do mercado de soja estará nos seguintes fatores:

1) CLIMA NA AMÉRICA DO SUL – O clima na América do Sul será um dos focos principais para o mercado, principalmente nos próximos dois meses. O clima até aqui no continente tem mostrado um perfil bastante parecido com o clima que abrangeu a maioria das safras Norte Americanas este ano. As previsões são favoráveis para as próximas duas semanas e caso o clima mantenha-se amigável para as safras até meados de Janeiro, a possibilidade cada vez mais real de uma safra acima de 160MTs de soja na América do Sul trazendo estoques globais para 90 MTs ou mais, será precificada pelo mercado.

2) RITMO e ORIGEM DA DEMANDA – A demanda Chinesa para Soja Americana deste o início do ano comercial Americano (1º de Setembro) tem sido recorde. O mercado antecipava compras recordes, mas o ritmo acima do esperado de compras e carregamentos deixou o mercado mais incerto sobre suas próprias estimativas de demanda. Sazonalmente, a demanda de soja é transferida quase que completamente para a América do Sul a partir de Fev/Mar. O mercado estará acompanhando de perto esta transição este ano, esperando confirmação de que a América do Sul tomará a rédea da originação global de soja.

3) INTENÇÕES DE PLANTIO SAFRA NOVA EUA – a expectativa até aqui é de que produtores Americanos plantem nova área recorde de soja para 2015. O potencial de uma área de plantio acima de 34 milhões de hectares é real com base na recente relação de preços entre soja e milho. A partir do início de Março a nova safra Americana deverá tomar o foco dos participantes.

Estes três fatores deverão dominar a atenção do mercado até pelo menos início de Abril, quando o clima para o plantio nos EUA assume grande importância. A combinação dos fatores acima aponta para a possibilidade de preços menores pela frente, o que significa que preços à níveis atuais possam estar apresentando excelente oportunidades de comercialização.
FONTE: Globo Rural – Pedro Dejneka

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias